Ouvidoria – UNIFCV
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Introdução

A Ouvidoria da UniFCV foi criada para garantir um canal permanente de comunicação e aproximação entre a direção, comunidade externa e interna. Sua ação visa facilitar a manifestação democrática e participativa de opiniões, comentários, críticas e a todos os setores do Centro Universitário por parte dos discentes, docentes, funcionários e, também, da comunidade em geral, bem como atuar de forma preventiva.

I. O que é: um canal responsável por receber as sugestões e/ou críticas e reclamações do âmbito acadêmico, compreendendo alunos, professores, funcionários e a comunidade externa com a finalidade de estabelecer uma comunicação democrática; identificar necessidades e entraves existentes e buscar soluções para as queixas e indagações apresentadas; coletar propostas visando a busca da excelência no atendimento e o favorecimento da prática da gestão participativa.

A Ouvidoria trabalha de forma personalizada, transparente e objetiva, assegurando o sigilo absoluto, com o intuito de preservar a identidade do manifestante.

II. O que faz: ouve, recebe e encaminha sugestões, informações, solicitações e questionamentos para os diversos setores do Centro Universitário, acompanhando o processo até a resolução final; sugere ao Conselho Diretivo medidas que contribuam para a melhoria dos serviços; informa o autor da solicitação fornecendo-lhes os devidos esclarecimentos e soluções possíveis a problemática exposta.

III. Benefícios que são obtidos com esse serviço: melhor relacionamento com a Instituição; atendimentos e serviços com qualidade; melhoria do clima institucional; maior credibilidade e fortalecimento da imagem junto à sociedade; satisfação da comunidade acadêmica na Instituição.

IV. Quando deve ser procurado o serviço da Ouvidoria: sempre que o usuário desejar manifestar seu elogio, sugestão ou crítica sobre algum aspecto da Instituição e na resolução de problemas após esgotar as vias ordinárias nos setores competentes.