Entrevista com a Coordenadora do Curso de Direito da FCV

21/11/2011

Entrevista com a Coordenadora do Curso de Direito da FCV

A Coordenadora do Curso de Direito da FCV, Prof. Ms. Graziela Trojan Repiso, esclare dúvidas sobre o mais novo curso autorizado pela FCV, que entrará em funcionamento em fevereiro de 2012, nos períodos matutino e noturno. Boa Leitura!

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA FCV - Até quando será possível realizar o Vestibular para o curso de Direito da FCV para ingressar em 2012? PROF. GRAZIELA - A FCV estará realizando provas para o Vestibular agendado até final do mês de janeiro. As aulas terão início no dia 06 de fevereiro de 2012.

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA FCV - Qual o perfil exigido para o curso? PROF. GRAZIELA -Toda pessoa tem uma vocação, assim como toda profissão tem um perfil. Para o curso de Direito exige-se leitura, desenvolvimento e capacidade de análise, exercícios de memória, estudos, novas ideias, vontade de fazer a diferença e de ser um agente de mudança na sociedade. O idealismo de justiça, igualdade e ordem social fazem parte do Direito.

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA FCV - Qual a proposta do curso de Direito da FCV? PROF. GRAZIELA - O curso de Direito tem a função de preparar o profissional para fazer justiça amparada no conhecimento das leis. A proposta da FCV é propiciar ao estudante um conhecimento aprofundado em Direito Público, além de prepará-lo, durante todo o curso de Direito, para o Exame da Ordem, com uma metodologia diferenciada, material de apoio cuidadosamente elaborado, professores comprometidos com o aprendizado e conhecimento jurídico de qualidade, bem como proporcionar-lhe uma especialização no período final do curso, dentro das suas aptidões e área de maior afinidade jurídica.

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA FCV - Quais as áreas que o recém-formado pode optar? PROF. GRAZIELA - Além da formação técnica, o Bacharel de Direito passa a ser um agente de transformação social, crítico e responsável por mudanças no contexto da sociedade. O curso permite aos recém-formados múltiplas escolhas, dentro ou fora do exercício da advocacia, podem atuar nas áreas da administração pública, do Poder Judiciário, do Executivo e do Legislativo, ou seja, o profissional formado pelo curso de Direito da FCV é capacitado para o exercício da advocacia no âmbito público e privado, para concursos públicos na área da Magistratura, do Ministério Público, Defensoria Pública, Polícias (Federal, Oficiais da PMs, Delegados, Agentes etc.). Os formados ainda podem exercer assessoria e consultoria a organizações empresariais, sindicatos, associações, ONGs, bem como podem explorar a área acadêmica de ensino e pesquisa (professor).

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA FCV - Quando iniciam as oportunidades de estágios, qual a carga horária e a remuneração? PROF. GRAZIELA - Os estágios em escritório de advocacia ou empresas particulares podem iniciar a partir do 1º ano do curso. Os estágios em órgãos públicos conveniados permitem inscrições de estudantes de Direito a partir do final do 2º ano do curso, quando o aluno completa 40% da matriz curricular do curso. A carga horária de trabalho é de 4 a 6 horas diárias e a remuneração está entre R$ 300 e 800 reais mais benefícios. Mais informações poderei responder pessoalmente no Câmpus da FCV, através do e-mail prof_graziela@fcv.edu.br ou ainda no enderço eletrônico https://www.unifcv.edu.br/graduacao.php?curso=16 . Obrigada!