17/07/2020

Conheça o novo FIES!
O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC), instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, tem como objetivo conceder financiamento ao estudante em cursos de nível superior em instituição privada. O novo FIES é um modelo moderno, que divide o programa em modalidades, possibilitando juros zero, conforme a renda familiar do candidato.

O que mudou?
O novo FIES possibilita juros zero conforme a renda familiar do candidato e só começará pagar as prestações de acordo com o limite de renda, fazendo com que os encargos diminuam consideravelmente. Durante o curso, o estudante deve pagar mensalmente o valor da co-participação, ou seja, parcela dos encargos.

Quem pode se inscrever no FIES?
-
O candidato que participou do ENEM, a partir da edição de 2010 que tenha obtido média das notas da prova igual ou superior a 450 pontos, e não tenha zerado na redação.
- É necessário possuir renda familiar mensal bruta de até 3(três) salários mínimos por pessoa.

Como faço minha inscrição?

Acesse fies.mec.gov.br, clique em “MINHA INSCRIÇÃO” em seguida “FAZER CADASTRO”. Você será direcionado para a página do GOV.COM, onde deverá efetuar seu cadastro preenchendo todas as informações solicitadas, após conclusão de cadastro, você será redirecionado para a página do FIES.
Clique na opção “ENTRAR COM GOV.BR”, informe seu CPF e a senha cadastrada.
Pronto nessa fase você já estará no sistema de inscrição do FIES, agora é só preencher as informações solicitadas.
 Após a inscrição, o candidato deve vir até a UNIFCV para validar as informações cadastradas no setor de Programas Sociais;

Após validar as informações, o candidato deve comparecer, junto com seu fiador, à agência do banco escolhido no cadastro do Fies para formalizar o financiamento estudantil.

O resultado dos candidatos selecionados é publicado no site oficial do Fies, em uma única chamada. A lista de espera é divulgada juntamente com o resultado e caso não haja matrícula é possível a abertura de um novo edital com as vagas remanescentes.

Quem compõe o grupo familiar?
Entende-se como grupo familiar, pai, mãe, padrasto/madrasta, cônjuge/companheiro, filho(a)/enteado(a), irmão(ã) ou avô(ó), desde que more na mesma residência que o candidato.

Quem não pode participar do FIES?

I - candidato pré-selecionado em processo seletivo anterior, enquanto perdurar situação de pendência nas fases de complementação no FiesSeleção, de validação de suas informações pela Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento - CPSA ou de validação de suas informações pelo agente financeiro;
II - candidato que não tenha quitado financiamento anterior pelo Fies ou pelo Programa de Crédito Educativo - CREDUC, de que trata a Lei nº 8.436, de 25 de junho de 1992;
III - candidato que se encontre em período de utilização do financiamento do Fies
IV - candidatos que submeteram ao ENEM como único objetivo de auto-avaliarão, na condição de treineiro;

Tenho bolsa PROUNI parcial (50%) posso participar do FIES?
Sim, desde que se enquadre nas condições previstas no Edital do processo seletivo vigente.

Pronto, agora é só ficar atento ao prazo das inscrições que vão de 28 a 31 de julho de 2020. Separe os documentos e boa sorte!