O PROUNI te ajuda a realizar seu sonho de estudar em uma Instituição de Ensino Superior

10/07/2020

O que é o PROUNI?
É um programa do Ministério da Educação, criado pelo governo federal em 2004. O Programa Universidade para todos, oferece aos alunos do ensino médio que estudaram em escolas públicas ou bolsistas em escolas privadas a oportunidade de conquistar uma bolsa de estudo parcial(50%) ou integral(100%) em uma instituição particular de ensino superior.

Como funciona?
O candidato que desejar concorrer a bolsas do PROUNI, tem que ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em 2019, não pode ter zerado a redação e ter obtido a nota maior de 450 pontos, assim como não pode ser portador de Diploma de nível superior.

O que preciso para conquistar a bolsa integral (100%)?
O candidato que desejar concorrer à bolsa 100% deve comprovar renda familiar mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa, ou seja, R$ 1.567,50, Além de se enquadrar em pelo menos um dos critérios abaixo.
I - Ter concluído ensino médio completo em escola pública, ou em rede privada em regime de bolsista integral.
II - Ter concluído ensino médio parcialmente em rede pública e parcialmente em rede privada como bolsista integral.
III - Candidato com deficiência.
IV - Ser professor da rede pública.

O que preciso para conquistar a bolsa parcial (50%)?
O candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoas, ou seja, R$ 3.135,00. Além de se enquadrar em pelo menos um dos critérios abaixo.

III - Candidato com deficiência.
IV - Ser professor da rede pública.

Como faço o cálculo da renda mensal?
É simples! Basta somar a renda bruta mensal de todo grupo familiar e dividir pelo número de pessoas. Vale lembrar que são considerados para compor a renda familiar: Pai, mãe, padrasto/madrasta, cônjuge/companheiro, filho(a)/enteado(a), irmão(ã) e avô(ó), desde que morem na mesma residência.

Como se inscrever?
O prazo para as inscrições é de 14 de julho a 17 de julho de 2020. A seleção será realizada em etapa única pelo site http://siteprouni.mec.gov.br. Dentro deste período o candidato deve entrar no site e escolher por ordem de prioridade, até duas opções de cursos e o tipo de bolsa (integral ou parcial), assim como deve escolher a instituição de ensino (UniFCV). Entre os dias 14 a 17 de julho de 2020 o candidato poderá alterar suas opções de cursos. Será considerada válida a última inscrição realizada.

Pode ter mais candidatos do que vagas?
Sim, nesse caso o ProUni selecionará os candidatos melhores classificados em cada curso, por modalidade de concorrência, de acordo com a nota do ENEM 2019.

Após selecionado, onde devo ir?
O candidato que for selecionado pelo ProUni, devem comparecer na UniFCV dentro do período 21 a 28 de julho de 2020 para entrega de documentação. O setor responsável por esclarecimento de dúvidas e recolhimento de documentação é o Multiatendimento com atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 17h, para mais informações entre em contato pelo telefone: (44) 3028-4416. No ato do atendimento será solicitado o CPF, número de inscrição e senha cadastrada no site do ENEM 2019.

CLIQUE AQUI e confira a lista de documentação.

CRONOGRAMA PROUNI 2020

Inscrições Prouni 2/2020: 14 a 17 de julho de 2020.

Resultado da 1ª chamada: 21 de julho de 2020.

Comprovação de informações para aprovados na 1ª chamada: 21 a 28 de julho de 2020.

Resultado da 2ª chamada: 04 de agosto de 2020.

Comprovação de informações para aprovados na 2ª chamada: 04 a 11 de agosto de 2020.

Manifestação de interesse dos alunos para participar da lista de espera: 18 a 20 de agosto de 2020.

Divulgação da Lista de Espera: 24 de agosto de 2020.

Comprovação de informações da Lista de Espera: 24  a 28 de agosto de 2020.

Assessoria de Comunicação – UNIFCV