Você sabe o que é o dia do trabalhador?
a
TWITTER
b
FACEBOOK
x
INSTAGRAM
r
YOUTUBE

 

Você sabe o que é o dia do trabalhador?

01/05/2020


Você sabe o que é o dia do trabalhador?


Durante algumas datas comemorativas, como Natal e Páscoa, gostamos de nos sentar e lembrar do “verdadeiro significado” da celebração. Um exercício saudável, além de que todo conhecimento é sempre muito bem-vindo. Com isso em mente, hoje te fazemos uma pergunta, você sabe o verdadeiro significado do dia do trabalhador?

Em 1886 era comum jornadas laborais de aproximadamente 13 horas diárias. Diante da insatisfação das condições de trabalho, vários operários nos Estados Unidos se organizaram em prol de uma greve geral, que pedia pela redução de expediente para 8 horas diárias, aumento de salários, férias e descansos semanais.

O movimento tomou maiores proporções na primeira semana de maio, quando ocorreu a Revolta de Haymarket, uma manifestação pacífica que, ao decorrer da semana, tornou-se mais violenta, quando uma bomba caseira foi disparada na direção de policiais, que tentavam acabar com a manifestação. O ato gerou uma resposta dos guardas, que abriram fogo contra os ali presentes. Dezenas de pessoas ficaram feridas e alguns mortos, entre eles policiais e operários.

Desde então, em média 80 países, como: Japão, Brasil, Portugal e Espanha, comemoram, no dia 1º de maio, o dia do trabalhador. Alguns deles inclusive organizando passeatas, discursos e manifestações para manter vivos na memória os acontecimentos desta data. Curiosamente, nos Estados Unidos, o dia comemorado não é em maio, mas sim em setembro. Alguns defendem que isso se deve ao fato de pessoas terem morrido durante o ato, outros afirmam que a data foi postergada para setembro para evitar associação à revolta e possíveis ideologias de esquerda.

Lembrando do sacrifício de todos que arriscaram a vida para conquistar melhores condições de trabalho, a UniFCV parabeniza todos vocês, nossos colaboradores que se esforçam diariamente em prol de um objetivo tão nobre como a educação do próximo. Sem vocês nada disso seria possível!


 

 

Compartilhe com seus amigos:

 

Voltar