Dicas de saúde mental em tempos de isolamento
a
TWITTER
b
FACEBOOK
x
INSTAGRAM
r
YOUTUBE

 

Dicas de saúde mental em tempos de isolamento

18/03/2020


Dicas de saúde mental em tempos de isolamento


-=ATUALIZAÇÃO 18/03=-

A UniFCV informa que a partir desta sexta-feira (20/03) estará suspendendo as atividades do ensino presencial, de acordo com recomendações do Decreto 4230, do Governo do Estado do Paraná, desta segunda-feira (16/03), sem data de retorno definida. As matérias terão os conteúdos disponibilizados no Moodle, sob a tutoria de professores. Fique atento em nossos meios de comunicação oficiais para futuras atualizações

FIM DA ATUALIZAÇÃO

Com base na recomendação da Organização Mundial de Saúde, e do decreto 4230 do Governo do Estado do Paraná, as atividades presenciais da UniFCV serão remotas momentaneamente devido ao surto do COVID - 19. Como evitar o vírus nós já sabemos, limpeza constante, álcool em gel e higiene das mãos, porém nosso foco agora é na saúde mental. Separamos algumas dicas para manter sua mente em ordem durante esse período de isolamento. 

Mantenha a mente ocupada
Segundo a coordenadora do curso de psicologia da UniFCV, Michelle Santos, é importante ocupar nossa cabeça com outra coisa que não o Corona: “o importante é manter uma atividade em casa, a solução que oferecemos é se dedicar aos estudos, manter a cabeça ocupada para evitar a ansiedade. Não podemos manter o foco na doença, precisamos mantê-lo na saúde mental, então faça uma aula on-line, veja um filme, assista uma série, se concentre em outras coisas para manter a mente focada” e complementa “Meditação guiada, yoga, leituras atrasadas, são todas atividades que podem ser realizadas como uma forma de ocupar a mente durante o isolamento”, sugere a professora. 

Muita informação pode te fazer mal
Vivemos numa era de excesso de informações e isso não é necessariamente algo positivo, tendo em mente que algumas podem ser falsas, na dúvida evite uma sobrecarga de informações, principalmente se notar que isso te deixa ansioso, já que elas podem aumentar a sensação de incerteza. Se possível veja apenas um noticiário, o da noite é uma boa pedida, pois ele condensa as principais informações do dia, te deixando atualizado e evitando o excesso de informação 

Mantenha os amigos por perto, virtualmente 
Nós somos seres sociais, evoluímos e nos adaptamos para crescer em sociedade, por isso as vezes o isolamento pode ser algo complicado. Com isso em mente não deixe de falar com seus familiares e amigos, mande mensagens, áudios, faça videochamadas, isso vai fazer do isolamento algo mais leve, mas lembre-se, só por internet! Sair de casa não é uma boa ideia, deixe para comemorar depois do período de isolamento. 

Você não é o culpado 
Procure evitar esse tipo de pensamento, o fato de você estar isolado não é uma punição, mas sim uma medida preventiva, logo não é culpa sua. Esse confinamento não será eterno também, tenho isso em mente, pois a tendência é que, em breve a situação volte ao normal. A China foi o primeiro país do mundo contaminado pelo vírus, e atualmente a situação está bem mais tranquila por lá, ou seja, é apenas uma questão de tempo. 

Evite o ócio 
Se você foi dispensado do trabalho evite ficar parado, isso pode te conduzir para um estado de letargia existencial, por isso que é importante encontrar alguma tarefa. se você está de home office estabeleça um cômodo próprio para o trabalho, e não deixe de respeitar a rotina e intervalos como almoço, pausas para o café e término de expediente, não é por que você está em casa que ira trabalhar 24h, lembre-se de ler, estudar, interagir (virtualmente) e se divertir! 

Assessoria de Comunicação - UniFCV.

 


 

 

Compartilhe com seus amigos:

 

Voltar