05/11/2019

IX Encicon discutirá os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Em 2000 a ONU estabeleceu os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), 8 metas para serem alcançadas até o fim de 2015, entre esses objetivos estavam tópicos como acabar com a fome e a miséria, educação básica de qualidade para todos, igualdade entre sexos e valorização da mulher e a redução da mortalidade infantil. E de passo em passo deixamos nossas marcas pelo caminho, a pobreza global continua diminuindo, mais crianças estão frequentando a escola primária, mortes infantis caíram drasticamente e o acesso a água potável expandiu significativamente. Contudo, 2015 chegou, e com isso foi necessário atualizar esses objetivos...

Após a Cúpula de Desenvolvimento Sustentável realizada na Assembleia Geral da ONU, os Estados-membros e a sociedade civil estabeleceram novas metas com base nas anteriores, eis que surgem os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), para 2030. Eles são audaciosos, porém resumem as necessidades atuais da nossa sociedade que devem ser cumpridas em prol de uma convivência mais digna para todos.

Os objetivos são:

Erradicação da pobreza

Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares

Fome zero e agricultura sustentável

Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável

Saúde e bem-estar

Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos e todas, em todas as idades

Educação de qualidade

Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, promover oportunidades de aprendizagem ao longa da vida para todos e todas

Igualdade de gênero

Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas

Água potável e saneamento

Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos e todas

Energia limpa e acessível

Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todas e todos.

Trabalho decente e crescimento econômico

Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho descente para todas e todos.

Indústria, inovação e infraestrutura

Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.

Redução das desigualdades

Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.

Cidades e comunidades sustentáveis

Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

Consumo e produção responsáveis

Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.

Ação contra a mudança global do clima

Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos

Vida na água

Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável

Vida terrestre

Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.

Paz, justiça e instituições eficazes

Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

Parcerias e meios de implementação

Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceira global para o desenvolvimento sustentável.

E para cumprir cada um deles é preciso estar por dentro das inovações da sociedade, e principalmente o que cada um de nós pode fazer para ajudar nessa jornada. Por esse motivo que, durante o IX Encicon, teremos uma exposição dos ODS, para que possamos juntos discutir estratégias e avanços para o cumprimento dos mesmos até 2030.

Então se você é um aluno de contabilidade e participará do IX Encicon não deixe de visitar a exposição no dia 06/11 às 19h e venha junto conosco pensar em como melhorar o mundo para nós e as futuras gerações!

Assessoria de Comunicação - UniFCV