24/09/2019

Professora da UniFCV apresenta em eventos internacionais

A professora Josyane Mansano apresentou seu trabalho “Responsabilidade médica face ao termo de consentimento do paciente” no III Encontro Iberoamericano de Direito e Desenvolvimento na Universidade Lusófona do Porto em Portugal. Segundo ela a pesquisa foi importante não só para ela, mas também para a UniFCV: “Essa pesquisa eu tenho feito a alguns anos, e foi ela que deu a ideia de implantar a pós-graduação de direito médico da saúde na UniFCV. O termo de consentimento do paciente hoje é lei, é preciso que todo procedimento cirúrgico tenha esse consentimento. Então é uma inovação no direito, por isso que temos uma matéria específica desse tema em nossa pós-graduação”, comenta a professora.

Já a sua segunda parada foi no CONPEDI - Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito na Universidade de Valência na Espanha, onde Josyane apresentou um artigo intitulado "Aplicação do direito de ser esquecido frente aos meios coletivos à informação". “O tema principal dessa pesquisa são os meios de informação manipulados. Hoje o que se tem é uma manipulação do que a população deve ou pode esquecer, faz parte do sentimento da nação algumas situações que precisamos usar ainda no direito, para mostrar o quanto se feriu a dignidade humana, como por exemplo a época da ditadura. Todavia, com a aceleração dos meios de informação, muitas coisas vêm sendo manipuladas para que a sociedade não se esqueça de certos fatos”. Afirma a professora.

PIIC

O PIIC (Programa Institucional de Iniciação Científica) é um projeto que tem como objetivo estimular a produção de pesquisas e artigos científicos de alunos de instituições de ensino superior. O programa da instituição busca incentivar a produção acadêmica e outras coisas, como por exemplo despertar a vocação científica nos alunos e novos talentos, mostrando assim a realidade e a rotina desta possível profissão.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Empregabilidade da UniFCV, Marcela Favero, o programa é muito importante, pois desenvolve aptidões nos alunos: “O PIIC é importante pois viabiliza o contato do aluno de graduação com o universo da pesquisa, despertando nele a curiosidade. Curiosidade essa é fundamental para o desenvolvimento do conhecimento. Neste sentido, o aluno ou grupo de alunos terá um ano para debruçar-se sobre um tema de seu interesse e aprender, refletir e produzir conhecimento sobre, sendo que esse processo todo é acompanhado e orientado por um professor. Ao final, o aluno apresenta seus resultados através de artigos contribuindo assim para a evolução do campo de pesquisa. É importante ratificar, que através do PIIC o aluno desenvolve as habilidades de leitura, síntese, reflexão e argumentação ”.

Caso você tenha ficado curioso sobre os artigos científicos e queira aprender mais sobre eles é só dar uma conferida nesta matéria que fizemos!

Assessoria de Comunicação – UniFCV