20/09/2019

UniFCV realiza aula de yoga especial para alunos da instituição

Vivemos em tempos de imediatismo. A conectividade é, sem dúvidas, uma revolução que estamos presenciando. Conseguimos manter contato, conhecer pessoas ao redor do mundo, pedir comida, carona e opiniões, tudo isso num clique. Contudo, toda essa conectividade tem um lado ruim: a ansiedade.

De acordo com uma pesquisa da OMS, o Brasil é o país com o maior número de casos de ansiedade do mundo, sendo algo que atinge 9,3% da população. Segundo a psicóloga Ariella de Souza, do Centro de Atenção à Saúde da Unimed Cascavel, toda essa conectividade e imediatismo exercem o papel fundamental no adoecimento da população.

Em meio a loucura da rotina quase não sobra tempo para parar, respirar e pensar nos cuidados que nosso corpo e mente precisam. Por causa deste problema, que a UniFCV decidiu propor uma pausa para respirar e exercitar-se. E qual a atividade que se apoia nesses dois fatores? A yoga.

Na semana passada foram feitos dois encontros especiais do Projeto Aconselhamento (projeto que visa promover o suporte psicológico e pedagógico para os alunos e funcionários da instituição) para debater e trabalhar questões voltadas à ansiedade. Na quarta-feira (12) tivemos uma roda de conversa sobre o assunto, e na quinta-feira (13) uma aula de yoga especial.

Um dos coordenadores do projeto, professor Eduardo Chierrito, comenta que durante os seis meses do Projeto Aconselhamento foi identificado uma demanda relacionada à ansiedade, e foi com isso em mente que eles resolveram tomar uma atitude: “Essa proposta vem de encontro com os primeiros seis meses do Projeto Aconselhamento, onde identificamos na população da UniFCV demandas relacionadas à ansiedade de uma forma mais específica. Então buscando aumentar o impacto do projeto a partir dessa oficina, onde tiveram dois momentos. A roda de conversa sobre a ansiedade na psicologia e a aula de yoga”.

Outro diferencial da atividade foi o momento de conversa, que teve um foco bem mais pessoal, buscando acolher todos os alunos ali presentes: “Nós fizemos um questionário antes dessas duas práticas para os alunos inscritos, onde eles preencheram falando sobre vivência no contexto da ansiedade e depressão. Com isso em mãos, a minha fala e a do professor de yoga, Bruno Marcondes, foram estruturadas, criando um contato mais íntimo com os alunos presentes”, explica Chierrito.

A intenção é continuar com o projeto, promovendo encontros mensais para discutir vários assuntos relacionados a saúde mental. Então fique atento nas redes sociais, pois, assim que confirmado, divulgaremos as inscrições.

Assessoria de Comunicação – UniFCV