VI Encontro do Ensino Médio tem como tema “Perspectiva para um futuro profissional”

10/09/2019

Nesta manhã (10), ocorreu o “VI Encontro do Ensino Médio – 2ª Etapa” uma organização do Nre Maringá e Governo do Paraná, com apoio do Sinepe NOPR. Um evento destinado ao público jovem onde traz como tema “Perspectiva para um futuro profissional”.

O objetivo do evento é proporcionar conhecimentos necessários acerca dos meios existentes de acesso a Cursos Técnicos e às Universidades, para os alunos que cursam a Rede Pública Estadual de Ensino, com foco nos estudantes matriculados no 1º ano do Ensino Médio.

O reitor do Centro Universitário Cidade Verde, José Carlos Barbieri, falou um pouco com os alunos sobre o “nem nem”, que seriam os jovens que nem trabalham e nem estudam.

Segundo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2015, o percentual de jovens “nem nem” foi de 22,5% para a faixa etária dos 15 a 29 anos. A quantidade cresceu 2,5 pontos percentuais em relação a 2014 (20%) e 2,8 frente a 2005 (19,7%).

“Na minha palestra sensibilizo os alunos para concluírem o Ensino Médio e apresento as opções de ingresso no Ensino Superior (vestibular, Enem, Prouni, Promube e Fies) ”, explica o reitor.

Esperançoso Barbieri continua, “Acredito que os alunos saiam do evento indo direto para os sites das IES para conhecer melhor essas instituições e para realizarem as suas inscrições nos processos seletivos. ”

O evento sempre é um sucesso de público, patrocinadores e de apoiadores, esse ano já contou com a presença estimada de 600 alunos na cidade de Mandaguaçu, o evento tem sequência em Marialva e região.

Assessoria de Comunicação – UniFCV