29/08/2019

Começou a II Semana Jurídica para os acadêmicos de direito da UniFCV

Iniciamos nessa quarta-feira (28) a II Semana Jurídica, um evento para os alunos de Direito da UniFCV que reúne profissionais do meio que, neste ano contou com a parceria da Escola da Magistratura do Estado do Paraná. A II Semana Jurídica, apresenta temáticas diferenciadas que os alunos não têm dentro de sala de aula, etc.

A participação no evento é muito importante pois, através das palestras, os aluno têm o conhecimento de sistemas diferentes do Direito: “Eles terão palestras sobre o estado constitucional, que é uma temática que vem em uma forma muito superficial vista na graduação, e agora eles tiveram um aprofundamento da temática”, explica a coordenadora do curso de Direito, Priscila Armelin.

O evento começou com a palestra do juiz de Direito do Tribunal de Justiça Dr. Pedro Roderjan Rezende, que buscou instigar os alunos ali presentes: “O meu objetivo é que algum dos ouvintes saiam daqui instigados para estudar mais e se aprofundarem no assunto, para produzir mais sobre o tema”, argumenta o juiz Dr. Pedro Roderjan.

A outra palestra da manhã foi do também juiz de Direito do Tribunal de Justiça e diretor da escola da Magistratura Dr. Marcel Ferreira dos Santos: “Nós vamos trabalhar a natureza jurídica. Posso explicar que não é um tema que cabe só para o sistema carcerário, pode envolver saneamento básico, mortalidade infantil, entre outras situações e com isso trabalhar o tema dentro de um contexto de direitos e deveres fundamentais de proteção que são exigidos do estado brasileiro”, justifica o juiz e diretor Marcel Ferreira.

Já durante a noite, foi a vez dos doutores Frederico Mendes Júnior e Denise Hammerschmidt falarem no púlpito, com assuntos que variavam desde a constitucionalidade do banco de perfis genéticos de criminosos, até debates sobre o poder judiciário no século XXI.

Durante sua palestra, a Dra. Denise defendeu a necessidade do Brasil em ter um banco de dados genéticos, com o objetivo de facilitar o reconhecimento de criminosos: “Na china, existem 3 bilhões de dados genéticos, aqui no Brasil, nós temos apenas 3mil perfis, pois alguns consideram que essa ação fere a dignidade da pessoa, quando na verdade eu posso cortar seus pelos, raspar um pouco da sua barba, uma amostra da sua saliva, nada muito invasivo”, afirma a doutora.

Já no segundo período da noite, durante a sua palestra, o Dr. Frederico comentou sobre o comportamento do judiciário na atualidade: “O judiciário tem uma estrutura que vem do séc. XVII, e nesse tempo a sociedade mudou muito, já se foram muitos anos. E quais as expectativas? O judiciário de hoje está à altura do que as pessoas esperam? Será que ainda precisamos de um papel tão formal quanto antigamente, ou será que podemos desempenhar um papel mais ativo em uma sociedade com tantas demandas?”.

A II Semana Jurídica ocorre nos dias 28, 29 e 30 de agosto, nos períodos matutino e noturno, com diversas palestras voltadas para a realidade dos profissionais de direito na sociedade, além da exibição de artigos científicos e mesas redondas.

Assessoria de Comunicação – UniFCV.