Professor da UniFCV publica dissertação de mestrado em revista científica
a
TWITTER
b
FACEBOOK
x
INSTAGRAM
r
YOUTUBE

 

Professor da UniFCV publica dissertação de mestrado em revista científica

23/08/2019


Professor da UniFCV publica dissertação de mestrado em revista científica


A dissertação de mestrado “Desenvolvimento de jogo sério acadêmico para avaliação e acompanhamento de desempenho docente.” foi escrito pelo professor da UniFCV, Alex Silva e com apoio do Dr. Luiz Fernando Braga e Me. André Dias. A dissertação gira em torno de um jogo eletrônico criado para realizar uma avaliação de desempenho constante de professores, realizada pelos alunos, fazendo com que os professores consigam se adaptar de acordo com as necessidades da turma.

Durante a pesquisa, foi identificado que a falta de resultados simultâneos na avaliação de desempenho prejudicava no processo de aprendizado de uma turma, podendo assim comprometer o desempenho da equipe, que não consegue se desenvolver apropriadamente com a metodologia aplicada pelo professor.

De acordo com o professor Alex, o objetivo da pesquisa foi aperfeiçoar o processo de avaliação do profissional de ensino: “o objetivo desta pesquisa foi desenvolver uma ferramenta de avaliação e acompanhamento a ser aplicado em instituições de ensino superior, utilizando jogo sério que atribuísse resultados simultâneos na vida discente e docente do ensino superior privado”, afirma o professor da UniFCV.

A gamificação

Gamificação é um conceito que consiste no uso de mecânicas de jogo para engajar e incentivar pessoas e cumprirem alguma atividade ou ação. A eficiência da gamificação no ambiente educacional foi um dos pontos observado pelos pesquisadores.

“Os resultados quantitativos mostraram que os efeitos de um sistema gamificado (jogo) impactam consideravelmente na obtenção de resultados pontuais e direcionados dos 237 envolvidos na pesquisa, além disso, confirmou-se que a agilidade na gestão de informações do desempenho permite a resolução de problemas em cada aula ministrada e em um período mais curto que da forma tradicional”, aponta o professor em sua dissertação.

Se você ficou interessado tem como ler a dissertação na íntegra, basta acessar este link.

Assessoria de Comunicação – UniFCV.


 

 

Compartilhe com seus amigos:

 

Voltar