Semana pedagógica traz em sua abertura palestra sobre aprendizagem, ensino e formação

30/07/2019

Nessa segunda (29), foi dado início a Semana Pedagógica na UNIFCV. A semana é destinada aos professores e coordenadores da instituição, e tem como objetivo discutir temas do dia a dia em sala de aula, onde os professores dedicam um momento para repensar o que foi feito, rever o que foi trabalhado, pensar em novas estratégias.

“A semana pedagógica neste momento tem esse caráter de reflexão e prática. Reflexão porque eu penso sobre aquilo que eu fiz e a prática é quando eu ajo sobre aquilo que eu faço no dia a dia. A semana pedagógica vai trazer discussões sobre avaliação e formação, e como a gente precisa repensar no processo de avaliação, se ele está sendo formativo para o aluno e se isso vem agregando na formação dos alunos. Além disso, os professores vivenciarão atividades práticas, participando de oficinas de metodologia ativas e um momento de reflexão quando propomos o círculo do diálogo”, explica a coordenadora do CAPE e da semana pedagógica, Prof.ª Izabeth Silveira.

O evento trouxe em sua abertura uma palavra do reitor José Carlos Barbieri que dá as boas-vindas aos professores e coordenadores que iniciarão o novo semestre letivo e traz reflexões sobre as atividades realizadas no primeiro semestre de 2019. Em seguida, foi ministrada uma palestra pela Prof.ª Dr.ª Maria Terezinha Bellanda Galuch que trouxe como tema: “Avaliação da aprendizagem, ensino e formação”, que explicou sobre o processo de avaliação que estamos passando.

“Nós estamos passando por um processo em que é solicitado as pessoas que sejam criativas, que tenham autonomia, espírito de liderança. Claro que vamos pensar que isso é importante, mas apenas a formação para a adaptação em uma educação escolar é insuficiente, por isso, temos também que pensar na formação humana também. O que seria essa formação humana? O desenvolvimento da atenção, memória, linguagem e raciocínio. Temos que pensar em uma memória não mecânica, mas compreensiva”, comenta a palestrante Prof.ª Dr.ª Maria Galuch.

A semana pedagógica é organizada pelo CAPE, direção e reitoria da UNIFCV e continua nos dias 30 e 31 de julho, com palestras e oficinas para os presentes.

Assessoria de Comunicação – UNIFCV