Entenda como funciona uma pós-graduação
a
TWITTER
b
FACEBOOK
x
INSTAGRAM
r
YOUTUBE

 

Entenda como funciona uma pós-graduação

10/07/2019


Entenda como funciona uma pós-graduação


Já comentamos sobre as vantagens de uma pós-graduação e os impactos que ela pode causar no seu currículo, mudando seu status de formado para especialista. Porém é preciso estar atento. A pós deve ser levada a sério, e antes de começar é sempre bom perguntar-se: “eu estou preparado para uma especialização?”

A pós, como o próprio nome já diz, é nada mais do que uma continuação da graduação, ou seja, você vai ter que fazer mais do que ver aulas, trabalhos, provas e as vezes o TCC faz parte de uma especialização. Mas é claro que possuem algumas diferenças. A pós normalmente é realizada de 15 em 15 dias, dependendo da faculdade, ela apresenta assuntos bem mais direcionados e que exigem uma graduação como base para auxiliar no entendimento. A duração é outro fato que merece destaque, diferente de uma graduação, a pós normalmente dura de 1 a 2 anos.

Algumas pessoas podem pensar que não, mas é possível sim reprovar, não obtendo seu diploma ao fim do curso, por isso organize-se e crie uma rotina de estudos para não passar apurado depois.

De acordo com a coordenadora Marcela Favero, a especialização oferece ótimas oportunidades, mas é preciso disciplina: "A Pós-Graduação é um momento ímpar de networking, e neste sentido, é importante ressaltar alguns pontos. Inicialmente, diferente da graduação, aqui o aluno é o grande responsável pelo aprendizado, então cabe a ele, participar ativamente das atividades e questionar os professores, extraindo todo o conhecimento e a prática dos mesmos, para que assim consiga uma melhor aplicabilidade do conteúdo. Além disso, os alunos (e professores) que estão em sala podem no futuro indicar seus colegas para determinadas vagas, por isso, costumamos dizer que a Pós-graduação funciona como uma vitrine de talentos, e assim sendo, todo cuidado com o comportamento é precioso”.

Marcela ainda destaca que é importante o aluno fazer algumas perguntas para si antes de investi em uma pós:

1 – Qual o objetivo com a especialização?

Sempre tenha essa resposta bem clara na sua mente, pois cada aluno apresenta um caminho que pretende seguir e que será traçado durante o curso. Isso vai ajudar a nortear o comportamento e também a dedicação do estudante durante a sua nova jornada.

2 – Quanto tempo você tem para investir no curso?

Além de dinheiro o aluno vai ter que investir tempo, algo que pode ser bem complicado. Neste caso é preciso ter disciplina, e saber fazer a melhor utilização do seu tempo. Um detalhe importante, normalmente as aulas são de 15 em 15 dias, porém isso não significa que a sua dedicação vai ser menor, já que uma especialização também cobra empenho do aluno.

3 – Quanto você quer absorver a cada módulo?

Existem matérias e mais matérias, e algumas delas você provavelmente não vai ter muita afinidade ou interesse, por isso que é tão importante identificar os módulos que são mais importantes para cumprir o seu objetivo principal. Lembre sempre de conferir quais são as matérias que o curso oferece e se elas vão agregar algum valor para você.

Se você ficou interessado é só dar uma conferida no site da UNIFCV, possuímos diversas pós-graduações nas mais variadas áreas do conhecimento, venha conferir! https://unifcv.edu.br

Assessoria de Comunicação - UNIFCV


 

 

Compartilhe com seus amigos:

 

Voltar