I Mostra de Estágio Básico dos alunos de Psicologia tem como tema Observação e Intervenção em Grupo

04/07/2019

Nesta quarta-feira (3) os alunos do 5° semestre de psicologia realizaram a I Mostra de Estágio Básico, com o tema Observação e Intervenção em Grupo, onde apresentaram os trabalhos realizados, apontaram fatores que necessitam ser melhorados e uma conclusão do que tiveram. Ao final os alunos se reuniram e discutiram sobre cada assunto apresentado e trouxeram suas visões e ideias. A apresentação foi coordenada pelo professor Paulo Vitor Palma Navascone com ajuda da coordenadora Waldeciria Souza da Costa.

“O objetivo da mostra, além de ser um espaço pedagógico, é um lugar para que os alunos possam falar, trabalhar a oratória, compartilhar, fazer trocas e aprender com os outros. Conseguir ver o que pode ser feito em outras áreas que o psicólogo possa atuar também”, explica o professor Paulo Navascone.

Os alunos se empenharam no projeto, participaram de estágios que pode conectá-los com o mundo que quer seguir, o da psicologia, que é bem amplo.

O grupo de alunos composto por Márcia Costa, Júlia Ilkiu, Aline Terrazon e Juliano da Silva Rosa realizaram um estágio com o pessoal da zeladoria do Centro Universitário Cidade Verde - UNIFCV e com os alunos do AXIA.

“No início tínhamos em mente criar um vínculo com os alunos e com as zeladoras, nós vimos que elas tinham um certo receio de conversar com a gente e percebemos também que nos corredores elas tinham um certo receio quanto aos alunos, pois muitos tratam como se elas não estivessem ali e passam reto, bem desumano, e nós fizemos um trabalho de desmistificar esse comportamento com os alunos, para elas se sentirem parte da instituição e criarem um vínculo” explica a aluna Júlia Ilkiu.

A iniciativa dos alunos desenvolverem esse trabalho foi de grande importância para sua formação e para a vida dos alunos e colaboradoras que precisavam daquele momento, de conversar, as vezes tudo o que necessitamos é isso, sermos ouvidos.

“O projeto é necessário, tanto para os alunos quanto para a zeladoria, os alunos criaram um vínculo entre si, todos encontros eles sentaram mais separados só que nos últimos eles se misturavam mis, e para as zeladoras elas perceberam que elas são parte da instituição e que elas podem serem ouvidas, elas são um grupo e elas tem que se apoiar”, conclui a aluna Márcia Costa.

As apresentações dos projetos de estágio aconteceram na parte da manhã às 9 horas no período noturno às 20 horas no anfiteatro da UNIFCV.

Assessoria de Comunicação – UNIFCV