UNIFCV inaugura pós-graduação em Data Science e Gerência de Projetos
a
TWITTER
b
FACEBOOK
x
INSTAGRAM
r
YOUTUBE

 

UNIFCV inaugura pós-graduação em Data Science e Gerência de Projetos

01/07/2019


UNIFCV inaugura pós-graduação em Data Science e Gerência de Projetos


Ocorreu neste final de semana a inauguração da pós-graduação em Data Science e Gerência de Projetos. As duas especializações têm como objetivo atualizar os profissionais que possuem interesse nesta, ainda mais agora que os dois cursos foram moldados para receber formados de todas as áreas.

O Data Science não é algo de hoje, as técnicas de análise de dados já existe desde a década de 50, porém com o advento de novas tecnologias esta área sofreu algumas modificações, tornado-se indispensável atualmente. Por isso que a UNIFCV deu início a esta pós e reformulou a grade de Gerência de Projetos, adaptando o curso aos moldes de necessidades do mercado atual.

O convidado para realizar a palestra de abertura foi o professor Everton Gomede, que explicou um pouco melhor o significado do Data Science: “É você conseguir perceber nos dados coisas que ninguém percebeu até então. Por exemplo, se você tem um conjunto de dados é possível notar certas características que podem servir como incentivos para mudanças” e ainda brinca, “Na nossa área existe até uma brincadeira que o pessoal faz, dizendo que o data science é a arte de torturar os dados para eles falarem coisas que ninguém sabe”.

O professor também elenca as inúmeras aplicações do Data Science, que vai desde a área financeira até a de saúde: “Na economia pode ser utilizado para analisar os movimentos da bolsa, na medicina para determinar se uma pessoa tem certa doença, no TI ajuda a melhorar a experiência do consumidor. São infinitas as utilizações do Data Science, e o limite e a criatividade de quem trabalha com isso”, afirma Everton.

O coordenador das pós em tecnologia, professor André Dias Martins, ressalta sobre a novidade dos cursos, que é a possibilidade de qualquer formado ter acesso a pós: “Essa pós está aberta para qualquer área do conhecimento, pois todos nós precisamos nos preocupar com o sigilo das informações nas empresas. Então é uma pós com um público-alvo para todos os cursos, e que tem uma procura muito grande, já que as empresas estão procurando por esses profissionais”, comenta o professor André para a sala que iniciava a especialização no final de semana.

Já a parte da Gerência de Projetos ficou por conta do professor Ricardo Bortolo Vieira, que comenta sobre a prática que, assim como o Data Science, está em evidência no atual mercado de trabalho: “É um tipo de competência essencial para o profissional que visa entrar num mercado extremamente competitivo, e que exige, acima de tudo, resultados. A metodologia para chegar nesse resultado é a gestão de projetos, então através dela vamos apresentar ferramentas, técnicas, softwares, projetos, e práticas”, concluí o professor convidado.

Os cursos possuem a duração de um ano e meio, e as aulas serão ministradas na UNIFCV, quinzenalmente aos sábados. Para mais informações sobre estes e outros cursos acesse o nosso site e veja o curso de Data Science e Gestão de Projetos.

Assessoria de Comunicação - UNIFCV


 

 

Compartilhe com seus amigos:

 

Voltar