28/06/2019

Por que escrever um artigo científico?

O artigo científico é basicamente um trabalho de faculdade, ele apresenta fontes, citações, apresenta um problema (assunto da pesquisa) e o desenvolve. Um artigo pode ser elaborado em grupo e normalmente conta a orientação de um professor, que vai recomendar leituras e te guiar durante o processo. Mas alguns podem se perguntar “por que escrever um artigo?”.

Bem, existem vários motivos. Um dos principais é o fato de você poder se aprofundar em algum tema do seu interesse. Busque assuntos relacionados a sua área que lhe interessem, pesquise e escreva sobre eles. Isso vai te tornar um profissional mais qualificado sobre o assunto, além de pesar no seu currículo.

Outro ponto que vale a pena ser destacado é a forma com a qual se escreve. Os artigos exigem uma “linguagem” própria e precisam estar de acordo com normas, algo que, assim que aprendido, pode facilitar muito a sua vida acadêmica, como afirma a coordenadora Marcela Favero: "A grande importância do envolvimento do aluno com a pesquisa é o seu desenvolvimento. Por meio da pesquisa, estimulamos a criatividade e o olhar crítico do aluno. Além disso, as orientações, discussões nos grupos de pesquisa e apresentações possibilitam o aluno desenvolver a capacidade de tolerância às críticas e aproveitamento das mesmas para crescimento. Como consequência ainda, notamos que os alunos que se envolvem em projetos de iniciação científica melhoram a habilidade de argumentação, escrita, oratória e relacionamento, especialmente quando os trabalhos são desenvolvidos em grupos”.

Então que tal colocar a mão na massa? Aproveite algum trabalho da faculdade e molde ele para o formato de artigo, ou então procure algum assunto que você goste e pesquise sobre ele. Um artigo científico pode ser a “desculpa” perfeita para passar mais tempo lendo sobre algo que você adora!

Assessoria de Imprensa – UNIFCV