24/06/2019

Fique por dentro do FIES 2019 – 2º semestre

Começam nesta terça-feira (25), as inscrições para o segundo semestre do FIES 2019, programa de financiamento estudantil do governo. Separamos esta matéria para te explicar certinho sobre os processos da segunda etapa do programa. Confira!

O segundo semestre do FIES apresenta os mesmos passos do primeiro semestre, mudando apenas as datas. As inscrições vão de 25 de junho até 1º de julho de 2019. Para se inscrever é preciso ter realizado alguma edição da prova do Enem de 2010 para frente, ter feito ao menos 450 pontos e não ter zerado a redação.

Modalidade

Existem duas modalidades do programa, o “FIES” e o “P-FIES”. A primeira modalidade é destinada para quem possuí renda bruta familiar de até três salários mínimos por pessoa. Ela disponibiliza juros zero, pagamento mensal ao banco, além da possibilidade de começar a pagar o curso logo ao fim da graduação. Para aqueles que estão desempregados o programa disponibiliza uma opção de pagar uma parcela mínima.

Já o P-FIES é destinado para famílias com renda bruta de três a cinco salários mínimos por pessoa. A modalidade oferece menos benefícios, possuí juros (que variam de acordo com banco), não tem lista de espera, sem pagamento durante o curso e pagamento logo após a formação. Aqui caso o aluno esteja desempregado também terá direito ao pagamento de uma parcela mínima.

O pagamento

Independente da modalidade, o pagamento começa logo após o término do curso, com desconto feito direto do salário do estudante, valor que não vai passar o máximo de 10% da renda mensal. Como dito anteriormente, caso o aluno esteja sem uma renda fixa mensal, um cálculo será feito para estipular uma parcela mínima. O prazo do pagamento varia de acordo com a duração do curso escolhido, mas a tendência é que o estudante leve no máximo 14 anos para quitar a dívida.

Lembrando que as inscrições serão realizadas de 25 de junho até o dia 1º de julho, pelo site do fies http://fies.mec.gov.br/ . Lembre-se de ter os principais documentos em mãos, como CPF e RG, pois eles serão necessários. Dentro do site é possível encontrar também mais informações sobre o programa, além de um cronograma completo.

Assessoria de Comunicação - UNIFCV