11/06/2019

O que é o PROUNI?

O Prouni é o Programa de Universidade para Todos, ele dá aos alunos do ensino médio que estudaram em escolas públicas ou com bolsas em escolas particulares a chance de conquistar uma bolsa de 50% e 100% em instituições de ensino superior particulares.

Como funciona?

Os alunos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM podem usar a sua nota para participar do Prouni, seguindo alguns requisitos, como:

Possuir a comprovação das seguintes rendas:* (renda familiar de até um salário mínimo e meio para concorrer às bolsas de 100% e renda familiar de até 3 (três) salários mínimos para concorrer às bolsas de 50%);

Ter realizado o ensino médio completo em escola pública ou ter sido bolsista em escola particular;

Ter média superior a 450;

Não ter diploma de nível superior;

Fazer o cadastro no site https://prounialuno.mec.gov.br/ (Escolher até duas opções de curso ou instituição).

*Para calcular sua renda mensal, basta somar a renda bruta mensal de todo o grupo familiar e dividir pelo número de pessoas. São considerados para compor a renda familiar: pai; mãe; padrasto/ madrasta; conjugue/ companheiro; filho (a) / enteado (a); irmão (ã) e avô (ó), desde que dividam a mesma moradia.

Pode acumular mais de um benefício?

Pode, mas há restrições.

Exemplo: o aluno que tem Prouni de 50% pode pedir o Financiamento Estudantil (Fies) para o complemento do curso.

Por outro lado, um estudante bolsista do Prouni em uma instituição de ensino superior, não pode solicitar outro benefício para cursar um segundo curso em outra instituição.

Ainda, cabe salientar que quem já é aluno de instituição pública não pode ter a bolsa do Prouni simultaneamente em outra instituição.

Como se inscrever?

O período de inscrição começa nessa terça-feira (11) e vai até o dia 14 de junho de 2019. A seleção será realizada em etapa única pelo site http://siteprouni.mec.gov.br

Ao entrar no site, o estudante escolhe, por ordem de prioridade, até duas opções de cursos de seu interesse e o tipo de bolsa (integral ou parcial). É aqui que você irá informar os cursos que deseja fazer na UNIFCV. Durante o período de inscrição, o candidato poderá alterar suas opções, se assim desejar. Será considerada válida a última inscrição realizada.

No final do prazo de inscrição, caso haja mais alunos do que vagas, o ProUni selecionará os candidatos melhores classificados em cada curso, por modalidade de concorrência, de acordo com suas notas no Enem 2018.

Onde ir?

Na UNIFCV procure o setor de Programas Sociais para trazer as documentações e tirar dúvidas sobre o Prouni. Serão requisitados o CPF, o número de inscrição no Enem 2018 e a senha cadastrada no site do Enem.

O horário de atendimento é das 8h às 20h30, de segunda a sexta-feira, ou ligue: (44)3028 4416 para mais informações.

Confira a lista de documentos clicando aqui.  https://bit.ly/2EbimcJ

Cronograma:

Inscrições Prouni 2/2019: 11 a 14 de junho

Resultado da 1ª chamada: 18 de junho a 25 de junho

Comprovação de informações para aprovados na 1ª chamada: 18 a 28 de junho.

Resultado da 2ª chamada: 2 de julho a 8

Comprovação de informações para aprovados na 2ª chamada: 2 a 11 de julho.

Lista de espera: 18 de julho.

Manifestação de interesse dos alunos: 15 e 16 de julho/2019.

Assessoria de Comunicação – UNIFCV