23/05/2019

Ciclo de estudos promove apresentação de artigos científicos

O penúltimo dia do XIV Ciclo de Estudos as salas foram invadidas por banners e muito conhecimento. Numa atitude que visa fomentar a iniciação científica, a UNIFCV realizou uma mostra de trabalhos científicos, nesta quinta-feira (23), contando com mais de 130 trabalhos, abordando os mais variados temas.

A iniciação é um projeto realizado ainda durante a graduação, onde o aluno, com o auxílio de um professor orientador, irá desenvolver uma pesquisa sobre um tema de sua escolha. Ao fim, o estudante produz uma apresentação deste trabalho, que pode inclusive ser divulgado em publicações científicas.

Os benefícios de produzir ainda durante a graduação são diversos, além de preparar o graduando para o TCC, a pesquisa estimula a autonomia, aprimora as capacidades de pesquisa e o currículo, fora que é um ótimo começo para aqueles que pretendem seguir uma vida acadêmica.

Mariana Rita Zachia, graduanda em Direito expôs sua pesquisa com o tema: “O segredo de uma sociedade consumista um estudo através da interpretação de Zygmunt Bauman”, que trata sobre o consumismo e os seus danos a sociedade. “Eu busco trazer uma reflexão para as pessoas como ‘eu posso viver sem aquilo? ‘Aquilo vai me fazer falta’ ou uma reflexão antes de comprar, ‘por que comprar aquilo se eu já tenho isso? ’ ”, comenta a aluna.

Os alunos de Psicologia, Flávio Cardoso Cunha e Daniele Melini Simões apresentaram um relato de experiência sobre o projeto: “Integrando povos – Acolhimento a imigrantes haitianos”, que mostra a vida de um imigrante que deixa tudo para trás, o seu país e a sua família para tentarem uma vida melhor no Brasil. Segundo os alunos, é muito significativo ter um espaço reservado na instituição para compartilhar o seu projeto. “ É importante esse espaço que temos para apresentar, mostrar para as pessoas que os imigrante têm os mesmos direitos que a gente, de poder trabalhar e ter um salário digno para poder viver bem", explica Daniele.

O organizador das apresentações, professor Alex Alves da UNIFCV, ressalta que "Os artigos que nós podemos ver hoje à noite e o que nós vimos hoje pela manhã são resultados de trabalhos, alunos que colocaram a mão na massa e estão dizendo ‘nós fizemos até aqui, e temos capacidade de fazer mais’. Eles [alunos] mostram todo o processo de modo científico, quais são as estratégias que foram utilizadas e quais estratégias que deram certo", comenta o professor.

Todos os projetos serão disponibilizados na internet e registrados junto aos órgãos competentes. Após passar por uma comissão científica, onde será analisado cada artigo, serão publicados nos sites e redes sociais da instituição, garantindo não apenas espaço para as produções dos alunos, mas também prestígio e um novo tópico em seus currículos.

O XIV Ciclo de Estudos encerra nessa sexta-feira (24) com a palestra do jornalista Sandro Ivanowski, que vai debater sobre as fake news na atualidade. A palestra será no teatro Marista de manhã às 8h e de noite às 19h.

Assessoria de Comunicação - UNIFCV