25/04/2019

Carreira Contábil promete crescimento em 2019

No dia 25 de abril é comemorado o Dia do Profissional da Contabilidade e nós só temos o que comemorar. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), a contabilidade esteve entre as seis profissões de nível superior que mais contrataram em 2018 no Brasil.

O profissional contábil é aquele que registra os fatos e atos administrativos, responsabilizando-se por pagamento de tributos, auditoria e perícias contábeis. O profissional de contabilidade pode trabalhar com auditoria, contabilidade gerencial, controle e perícia, contabilidade ambiental entre outros.

Segundo a UniDBSCO o profissional de contabilidade passou a ser considerado um agente importante na tomada de decisões de uma empresa, devido ao seu perfil visionário e entender de todos os departamentos de uma empresa. Faz parte de seu papel ser um gestor de negócios, responsável pela ascensão dos negócios de empresas, orientando as decisões baseadas em relatos financeiros.

Segundo o Censo da Educação Superior, realizado pelo Ministério da Educação em 2017, a profissão ocupa o 4° lugar entre os 10 maiores cursos de graduação em número de matrículas. Além de grande índice de trabalho e remuneração.

Em entrevista para o site da CFC o presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Zulmir Breda comenta “Em tempos de crise, como vivenciamos nos últimos anos na economia brasileira, a Ciência Contábil se destacou pela amplitude dos assuntos de seu domínio, sendo a opção certa para as empresas fazerem os ajustes necessários para retomada do crescimento. Além do conhecimento técnico das normas contábeis, temas como legislação tributária, controladoria, comércio internacional e finanças públicas fazem parte das especialidades da profissão”.

O mercado de trabalho é o único com desemprego praticamente zero e não se tem “preconceitos” em relação a idade para esta profissão. Segundo o Coordenador do Curso de Ciências Contábeis, Profº Neori Tamanini a contabilidade é de extrema importância para as empresas, visto que o profissional é responsável tanto pela parte de custos e tributos, como para fornecer informações cruciais para a gestão. "A contabilidade deve ser vista como ferramenta de gestão, para que possa projetar os resultados da empresa a partir de metas. Muitos empresários desprezam dados e avaliações, e perdem uma excelente oportunidade de contar com a experiência, formação e competência do contabilista. Por isso, parabenizo a todos colegas profissionais e também aos meus alunos, que serão futuros profissionais da área".

O curso de Ciências Contábeis do UNIFCV vem se destacando, em níveis local e regional, com ensino de qualidade, com melhor custo benefício e professores altamente qualificados. O curso recebeu avaliação de quatro estrelas pelo Guia do Estudante, além de ser premiado pelo ranking universitário do Folha (RUF) e está entre as instituições melhores avaliadas do país.

Assessoria de Comunicação – UNIFCV