24/01/2019

Entenda tudo sobre o FIES 2019

O Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) é um programa criado pelo MEC que oferece financiamento estudantil aos estudantes de baixa renda de cursos de graduação de instituições privadas. Para concorrer um contrato de financiamento estudantil para custear parte ou valor total da mensalidade, o estudante precisa ter realizado a prova do ENEM 2018 e ter obtido nota superior a 450 pontos, sem zerar a redação. Se esse é o seu caso, continue aqui que vamos te explicar passo a passo como aplicar sua nota e conseguir financiar sua graduação.

Como funciona o FIES?

Diferente do Prouni, o FIES não concede uma bolsa de estudos, ele custeia as mensalidades do curso enquanto você está estudando. Após a conclusão da graduação, o estudante devolve o valor financiado em parcelas mensais de acordo com cálculo previsto pelo governo, podendo chegar ao prazo máximo para quitação da dívida em até 14 anos.

Quais os tipos de financiamento?

Existem três faixas de financiamento do Novo Fies:

- Modalidade I : É destinada a estudantes de todo o Brasil, com renda familiar de até três salários mínimos por pessoa. Nessa modalidade, o Fies está disponibilizando vagas sem taxa de juros. Para saber mais informações sobre o Novo Fies clique aqui;

- Modalidade II : É destinada a estudantes do Norte, Nordeste e Centro-Oeste com renda de até 5 salários mínimos e com taxa de juros variável;

- Modalidade III : É destinada a estudantes de todo Brasil com renda de até cinco salários mínimos, com taxa de juros variável. É possível financiar de 10% a 100% do valor da mensalidade, desde que o valor total não supere a R$7.000,00. Para saber qual financiamento você pode receber é necessário calcular de acordo com sua renda familiar bruta mensal por pessoa e considerar seu nível de comprometimento da renda com a mensalidade. Você pode fazer uma simulação do financiamento clicando aqui.

Como se inscrever?

1- Acesse o site do Fies e cadastre seu CPF para gerar uma senha para o portal de seleção;

2- Após o resultado da pré-seleção realizado no site do Fies, os candidatos devem realizar o cadastro no site do SisFies, onde informarão os dados para a contratação do financiamento;

3- Após a inscrição, o candidato deve vir até a UNIFCV para validar as informações cadastradas no setor de Programas Sociais;

4- Após validar as informações, o candidato deve comparecer, junto com seu fiador, à agência do banco escolhido no cadastro do SisFies para formalizar o financiamento estudantil.

O resultado dos candidatos selecionados são publicados no site oficial do Fies, em uma única chamada. A lista de espera é divulgada juntamente com o resultado e caso não preencha todas as matrículas é possível a abertura de um novo edital com as vagas remanescentes.

Para validar suas informações você precisará providenciar uma lista de documentos e trazer até a instituição. Veja aqui a documentação necessária para validar sua inscrição no Fies.  Agora é só ficar atento ao prazo das inscrições que vão de 07/02 a 14/02, separe os documentos e boa sorte!

Assessoria de Comunicação - UNIFCV