5 dicas para decidir qual o curso certo pra você
a
TWITTER
b
FACEBOOK
x
INSTAGRAM
r
YOUTUBE

 

5 dicas para decidir qual o curso certo pra você

23/01/2019


5 dicas para decidir qual o curso certo pra você


Você fez a tarefa de casa e tirou uma ótima nota no Enem? Agora você tem o passaporte para conseguir o tão sonhado curso de graduação. Existem vários caminhos para seguir, vêm as escolhas de Prouni, Fies, Promube e bate aquele desespero, “Qual curso escolher?”. A gente sabe o quanto é difícil decidir o curso em meio a tantas opções de carreira. Uma coisa é certa: você precisa conhecer muito bem suas habilidades para escolher uma profissão. Cada área busca um perfil de profissional e se você souber qual seu diferencial, com certeza terá destaque na sua profissão.

Pra te ajudar nessa empreitada, listamos algumas dicas que te ajudarão a decidir qual a melhor carreira para você:

1 – Antes de escolher o curso, pense na área de atuação

Pense nas áreas e temas de interesse que gostaria de trabalhar a longo prazo. Entenda que cada área apresenta diversas possibilidades, então foque em escolher o que desperta mais interesse. Seja na área de Administração e negócios, Design, Informática, Ciências Humanas, Gestão, entre outras. 

2- Pense nas suas habilidades e o que gosta de fazer

Analise e liste suas habilidades. Em seguida pense em quais profissões você poderá usar as coisas que você já saber fazer e onde pode desenvolver aquilo que você gostaria de fazer. Pesquise por empresas ou cargos que você poderá aplicar esses conhecimentos. A partir daí, escolha os cursos que podem te ajudar a se desenvolver para se realizar profissionalmente. 

4- Busque informações de fora


Procure carreiras que permitirão aplicar e desenvolver suas habilidades e que se aproxime das coisas que você já gosta de fazer. Busque informações sobre elas para saber em quais profissões você poderá usar as habilidades que já tem, e quais conhecimentos você pode aprimorar. Em relação a profissão escolhida, reflita e escreva no papel as respostas para as seguintes questões:

Que atividades terei de fazer nessa profissão que vou gostar?

Que atividades terei de fazer e não vou gostar?

Que atividades não farei, mas gostaria de fazer?

Após isso, considere as vantagens e desvantagens de cada opção que você escolher. Reflita: Você vai se sentir realizado se não puder usar suas habilidades? E se tiver que fazer coisas que não gosta? Tente conciliar as duas coisas e encontrará a resposta certa. 

5- Converse com especialistas da área

Agora que você já entendeu o processo de autoconhecimento, é a hora de conversar com especialistas das profissões escolhidas, para descobrir qual o perfil de aluno do curso, qual perfil esperado dos profissionais, quais habilidades são mais requeridas em determinada profissão, além de entender o dia a dia do profissional. Caso você não conheça nenhum especialista da profissão que você escolheu, existem algumas opções que podem te ajudar:

- Pesquise por blogs, canais no Youtube ou páginas na internet especializadas na área que deseja trabalhar. Existem artigos, vídeos, matérias falando sobre os mais variados temas de carreira que você pode utilizar como base para sua decisão;

- Visite a instituição de ensino para falar com a secretaria ou coordenação de curso. Eles poderão tirar suas dúvidas sobre as disciplinas da grade curricular, mercado de trabalho e opções de carreira;

- Os profissionais criam grupos nas redes sociais para debater temas, compartilhar projetos ou dúvidas relacionadas a profissão. Solicite participação nesses grupos, interaja com os membros e tire todas as suas dúvidas com aqueles que já atuam na área. 

6- Decidi meu curso. E agora?

Agora que você conhece bem suas habilidades, a rotina da profissão e já decidiu as opções de curso que deseja fazer, escolha como utilizar sua nota do Enem da melhor forma. Existem várias possibilidades para ingressar no ensino superior utilizando sua nota:

PROUNI: Com o programa do Governo Federal, você pode conseguir bolsas de estudo que vão de 50% a 100% . A sua nota do Enem é utilizada na classificação para a seleção dos bolsistas. Nós já escrevemos um artigo explicando tudo sobre o Prouni, que você pode conferir clicando aqui.


FIES: É o programa de financiamento estudantil, onde o estudante pode estudar com até 100% do valor do curso financiado com menores taxas e pagar após a formatura. Veja o edital de vagas do FIES aqui. 


Acesso direto pelo ENEM: A nota do Enem pode ser utilizada como forma de ingresso, eliminando a prova do vestibular.

 

Assessoria de Comunicação – UNIFCV


 

 

Compartilhe com seus amigos:

 

Voltar