18/01/2019

Tudo o que você precisa saber para ganhar uma bolsa de estudos com o PROUNI

Já pensou fazer um curso superior sem precisar pagar nada? As bolsas de estudo são uma ótima alternativa para quem quer fazer graduação e não tem condições de bancar o valor total ou parcial da mensalidade. Vamos te ajudar a entender como utilizar sua nota do Enem para conquistar a tão sonhada bolsas de estudo pelo Prouni.

O que é o PROUNI?

O Programa Universidade para Todos concede bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação de instituições de ensino superior privadas. Têm acesso ao Programa alunos da rede pública ou bolsista da rede particular, com renda familiar de três salários mínimos por pessoa. Os candidatos são selecionados pelas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Quem pode participar?

O estudante que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018 e alcançado, no mínimo 450 pontos. O candidato deve ainda ter obtido nota superior a zero na redação. Além disso, o estudante precisa apresentar comprovante da renda familiar, não superando três salários mínimos por pessoa. Professores da rede pública de ensino também podem concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura ou pedagogia, além de pessoas com deficiência, nesses dois casos a renda não é considerada.

Quais tipos de bolsas são oferecidas?

Para estudantes que possuem renda familiar de até um salário e meio por pessoa, pode concorrer a bolsa integral. Já os estudantes que possuem até três salários mínimos de renda por pessoa, podem se inscrever nas bolsas parciais de 50%.

Como se inscrever no PROUNI?

As inscrições serão feitas em uma etapa, entre 31 de janeiro e 3 de fevereiro, apenas pelo site do ProUni. Serão requisitados o CPF, o número de inscrição no Enem 2018 e a senha cadastrada no site do Enem.

Ao entrar no site, o estudante escolhe, por ordem de prioridade, até duas opções de cursos de seu interesse e o tipo de bolsa (integral ou parcial). É aqui que você irá informar os cursos que deseja fazer na UNIFCV. Durante o período de inscrição, o candidato poderá alterar suas opções, se assim desejar. Será considerada válida a última inscrição realizada.

No final do prazo de inscrição, caso haja mais alunos do que vagas, o ProUni selecionará os candidatos melhores classificados em cada curso, por modalidade de concorrência, de acordo com suas notas no Enem 2018.

Atenção! Os resultados do processo seletivo do ProUni são disponibilizados na Internet a partir do 06/02, no site do Prouni ou no site da UNIFCV. É de inteira responsabilidade dos candidatos pré-selecionados observarem o cumprimento dos prazos estabelecidos, bem como o acompanhamento de eventuais alterações.

Matrícula: Após ter sido pré-selecionado pelo ProUni, o estudante deve comparecer ao setor de Programas Sociais com os documentos necessários para comprovar as informações mencionadas na ficha de inscrição.

Para saber mais informações sobre o Prouni clique aqui.

Assessoria de Comunicação - UNIFCV