14/04/2016

MEC divulga datas do Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já tem data marcada. O exame que normalmente é realizado em outubro, este ano será adiado em razão das eleições municipais, sendo marcado para os dias 5 e 6 de novembro. Neste ano, haverá uma novidade: o teste biométrico, para evitar fraudes o qual serão submetidos todos os alunos. As inscrições começam às 10 horas do dia 9 de maio e vão até às 23h59 do dia 20 de maio, exclusivamente pelo site do Enem. São esperados 8 milhões de inscrições e mais de 6 milhões de participantes para este ano. A taxa de inscrição, que subiu para R$ 68 (ano passado, foram cobrados R$ 63), poderá ser paga até as 21h59 do dia 25 de maio em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios - e não apenas nas agências do Banco do Brasil, como ocorreu em 2015.

Isentos - Todo aluno concluiente do Ensino Médio em 2016 matriculados em escolas da rede pública e aqueles que se declararem carentes estarão isentos da taxa de inscrição. Porém, como previsto na edição do ano passado, os isentos que não comparecem nos dois dias de prova perderão o benefício na próxima edição. Aqueles que obtiveram isenção no Enem de 2015, não compareceram aos dois dias de provas, mas pretendem pedir nova isenção, devem justificar a ausência, conforme previsto no edital. Haverá campo específico para o esclarecimento no próprio sistema de inscrição.

Assessoria de Comunicação – FCV