08/04/2016

Mesa Redonda: debate foca na avaliação do cenário político econômico atual

Em tempos de crise política e econômica, quando o assunto é levado a diversos níveis de conhecimento e exploração, é necessária uma correta avaliação sobre o que é relevante e real ou um discurso incoerente.

A mídia tem importante papel nesse processo de múltiplas e divergentes informações, e a população, muitas vezes, se vê perdida sem saber em que acreditar.

Esse foi o foco da Mesa Redonda realizada pela Faculdade Cidade Verde (FCV) na tarde de hoje, dia 08, que teve como debatedores os professores Gilson Costa de Aguiar e Caio Henrique Lopes Ramiro, e o coordenador do curso de Economia da FCV, Sidinei Silvério, como mediador.

O tema do debate foi: O Brasil para além da Mídia: reflexões acerca das questões políticas e econômicas.

Sobre o dever de filtrar as informações recebidas, Gilson falou que é preciso um olhar aprofundamento e com conhecimento. “O problemas é não olhar o que existe atrás de tanta informação. É preciso, por exemplo, pensar se esse momento é inédito no país, analisar a lógica do que vivemos hoje e quais são às forças que estão presentes há tempos na vida dos brasileiros”, ponderou o debatedor.

Já sobre o porquê da promoção de uma mesa redonda com este tema, a coordenadora pedagógica da FCV, Izabeth da Silveira, afirmou que se trata de uma questão de amadurecimento. “Em breve teremos novas eleições, e nossos alunos precisam refletir de forma consciente sobre o assunto. Entendemos que é dever e responsabilidade da instituição oferecer informações pautadas na história e possibilitar a reflexão crítica sobre o momento atual”, destacou.

Prova de que o assunto faz parte das prioridades dos jovens brasileiros, foi à significativa participação de mais de 70 estudantes, alunos da FCV e do Colégio Axia, no debate.

Entre eles Júlia Souza, aluna do 3º ano do Ensino Médio, compartilhava da ideia de que a informação correta faz toda a diferença. “Nós somos o futuro da nação e precisamos saber lidar com essa situação, até porque teremos uma importante decisão para tomar e precisamos julgar de forma correta a situação do país”, analisou a estudante.

A Mesa Redonda é um projeto piloto da FCV, e segundo Izabeth, priorizará temas que englobem a essência do cenário brasileiro.

Assessoria de Comunicação – FCV