05/04/2016

Economia: alunos participam de projeto que simula compra e venda

R$ 500 mil na conta para investirem como quiserem, comprando ou vendendo. Foi com esse saldo que começou o projeto de Jogos Econômico-Financeiro de Renda Fixa e Renda Variável, proposto pela coordenação do curso de Economia. Ontem, dia 04, aconteceu a primeira rodada de negociação, envolvendo seis grupos, com todos os alunos do curso. Os alunos fazem seus investimentos em produtos de renda fixa, como a poupança, tesouro direto, CDB e LCI e também de renda variável, como acontece com o mercado de ações e derivativos.

O valor em dinheiro é claro que é virtual, mas as consequências do jogo serão de verdade. “Toda sexta-feira os alunos se reunirão para as rodadas de negociação de compra e venda dos papéis. Ao final do projeto, em junho, avaliaremos qual equipe obteve maior rentabilidade nas suas negociatas”, explicou o coordenador Sidinei Silvério. A equipe vencedora receberá um prêmio no valor de $1.200. Esse sim, em dinheiro mesmo, real. O prêmio é uma cortesia da empresa Enterprise Treinamentos e Consultoria Ltda.

Segundo Sidinei, o interessante desse jogo é a possibilidade de simular o mercado real, acompanhar o retorno, os risco, a liquidez, custos envolvidos e a tributação. Conhecimento prático que contribui e muito para a formação de profissionais experts em finanças.

Assessoria de Comunicação – FCV