Psicologia
a
TWITTER
b
FACEBOOK
x
INSTAGRAM
r
YOUTUBE
Graduação / Psicologia

Psicologia

Inscreva-se 

 

Objetivo Geral

Formar profissionais éticos, com competências e habilidades para atuar em diversos contextos da sociedade, como pesquisa científica, ensino e intervenção junto a indivíduos, grupos e organizações, de forma comprometida com as demandas sociais, em uma perspectiva generalista e interdisciplinar que contribua para o aprimoramento do conhecimento científico e da atividade profissional.                                
                                    
Perfil Profissional do Egresso

O Curso de Graduação em Psicologia do UniFCV zela pelo cumprimento e desenvolvimento das habilidades e competências em seus alunos, através das componentes curriculares e das práticas profissionais, conforme apregoado pelas Diretrizes Curriculares para os cursos de Psicologia (Resolução nº 5/2011). As Diretrizes Curriculares, em seu artigo 8º, definem: “As competências reportam-se a desempenhos e atuações requeridas do formado em Psicologia, e devem garantir ao profissional o domínio básico de conhecimentos psicológicos e a capacidade para utilizá-los em diferentes contextos que demandam a investigação, análise, avaliação, prevenção e atuação em processos psicológicos e psicossociais e na promoção da qualidade de vida”. 


Para atingir o perfil profissional desejado o curso de Psicologia do UniFCV propiciará o desenvolvimento das seguintes competências e habilidades:


1 Atenção à saúde: os profissionais formados pelo UniFCV estarão aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde psicológica e psicossocial, tanto em nível individual quanto coletivo, bem como a realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética;


2 Tomada de decisões: o trabalho dos profissionais formados pela  UNIFCV estarão fundamentados na capacidade de avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas;


3 Comunicação: os profissionais formados pelo UniFCV serão acessíveis e manterão os princípios éticos no uso das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral;


4 Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais formados pelo UniFCV estarão aptos a assumirem posições de liderança, sempre tendo em vista o bem-estar da comunidade; 


5 Administração e gerenciamento: os profissionais formados pelo UniFCV estarão aptos a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e a administração da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou líderes nas equipes de trabalho;


6 Educação permanente: os profissionais formados pelo UniFCV serão capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática, e de ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento das futuras gerações de profissionais, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmica e profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais.


Além das competências e habilidades previstas em lei a formação em psicologia no Centro Universitário Cidade Verde enfatizará outras aquisições por parte do graduando, previstas no Plano de Desenvolvimento Institucional:

 

  • 1 Senso crítico;
  • 2 Capacidade de trabalho em equipe;
  • 3 Dinamismo;
  • 4 Postura proativa frente aos problemas;
  • 5 Criatividade;
  • 6 Capacidade de realização;
  • 7 Flexibilidade;
  • 8 Iniciativa.

                                
                                    
                                    
                                    
Estrutura Curricular

O curso apresenta-se com formação generalista, composto por disciplinas de formação básica, três estágios básicos (de 40 horas cada) e três estágios supervisionados (no 4º e 5º anos, com 240 horas cada), totalizando uma carga horária de 4080 horas.


A estrutura do currículo está organizada em um Núcleo Comum de disciplinas que dão base substancial às ênfases propostas nos estágios supervisionados. O aluno deverá obrigatoriamente realizar três estágios em campos distintos. Uma das ênfases de estágios é obrigatória (Psicologia e Processos Clínicos) e duas outras podem ser escolhidas entre as outras três possibilidades oferecidas - Psicologia e Processos de Prevenção e Promoção da Saúde; Psicologia e Processos de Gestão e; Psicologia e Processos Educativos. 


Na estrutura do currículo encontra-se:


A) Núcleo Comum, composto por:
•    disciplinas obrigatórias;
•    estágios básicos; 
•    atividades complementares.


B) Estágios Supervisionados, em que o aluno deverá realizar três. São oferecidas quatro ênfases, sendo uma obrigatória:
•    Psicologia e Processos Clínicos (ênfase obrigatória);
•    Psicologia e Processos de Prevenção e Promoção da Saúde; 
•    Psicologia e Processos de Gestão e; 
•    Psicologia e Processos Educativos.                                 
                                    
                                    

Proposta do Curso

O curso foi idealizado e estruturado por profissionais que possuem vasta experiência e grande compromisso com a qualidade de ensino, com a Psicologia como ciência e com a formação de profissionais capazes de atender às demandas sociais.

A nossa proposta é propiciar uma formação geral e específica de qualidade, formando profissionais com competências para as mais diversas áreas de atuação.

Além da formação geral, oferecemos duas ênfases curriculares, com disciplinas e estágios específicos para aprofundamento, que o/a acadêmico/a poderá optar, dependendo de seu interesse:

Ênfase I: Psicologia e Processos de Gestão;

Ênfase II: Psicologia e Processos Clínicos. 

A UNIFCV e seus professores se baseiam na valorização do ser humano, na responsabilidade social e no profissionalismo como fatores para o desenvolvimento humano e social.

Por que estudar na UNIFCV? 

Aulas

Presencias.

Localização

Região Central, fácil acesso ao meio de transporte urbano, excelentes possibilidades de estacionamento.

Ótimos laboratórios de informática.

Rede de wifi a disposição dos alunos.

Certificação Intermediária

Com vistas a atender à flexibilidade e as demandas específicas do mercado de trabalho, é facultativo ao aluno solicitar certificações intermediárias dos períodos concluídos do curso.

Corpo docente

70% dos professores são titulados Mestres e Doutores, todos com muita experiência profissional na área de Psicologia.

Permite o acompanhando a tendência de formação que, além dos conhecimentos adquiridos dentro de sala de aula, evidencia também o aprimoramento dos conhecimentos em outras instâncias, como o conhecimento adquirido fora da sala de aula.

Estímulo à Autonomia Intelectual

A autonomia significa ser autor da própria fala e do próprio agir, sendo coerente na integração do conhecimento com a ação.

Oportunidades diferenciadas de integralização curricular

Alunos regularmente matriculados poderão obter dispensa de cursar uma ou mais disciplinas/unidades de estudo dentre as que compõem o currículo do curso.

Estágio Profissional

A UNIFCV implementou o Sistema de Orientação Educacional e Profissional - SOEP um Setor de Estágio que tem por finalidade captar vagas, orientar, supervisionar e avaliar essas atividades, orientado o aluno para o mercado de trabalho.

Estágio Acadêmico

Desenvolvido em Laboratório na UNIFCV reproduzindo a realidade das empresas.

EVENTOS

Palestras e Seminários empresariais, Ciclos de estudos: participação de empresários, palestrantes, profissionais atuantes no mercado de trabalho, lideranças empresariais e empreendedores;

Projetos Integrados Multidisciplinares: tem significância idêntica aos resultados das demais disciplinas, inclusive para a obtenção da certificação de qualificação profissional, o que promove o desenvolvimento das competências e integração dos conhecimentos;

Visitas Técnicas: realização de visitas técnicas a empresas que possuem tecnologia são inovadoras e modernidade na gestão dos negócios;

Aulas Dinâmicas: ministradas por professores preparados que chamam a atenção dos alunos pelo diferencial da teoria e da prática;

Caráter Sistêmico: permite aos estudantes a continuidade da formação acadêmica com possibilidade de cursar uma segunda graduação, pós-graduação ou mestrado na UNIFCV;

Atividades de responsabilidade social: organizada pela Instituição e envolvimento dos alunos valorizando os princípios éticos, morais e cidadania;

Projetos de Extensão e Iniciação cientifica: durante o ano letivo é ofertado vários projetos de capacitação profissional e a opção do aluno participar na Iniciação cientifica da UNIFCV.

BENEFÍCIOS EM ESTUDAR PSICOLOGIA NA UNIFCV

Excelente Empregabilidade;
I Ótimo quatro de Professores;
II Localização privilegiada;
IV. Facilidade de transporte;
V. Ótima Infraestrutura;
V Opção de utilizar: FIES; PROUNI; PROMUBE e Auto Financiamento;
VI Descontos para grupo familiares.

Estrutura

A UNIFCV possui em sua estrutura física, laboratórios de informática com softwares instalados específicos na área do curso, salas de aula amplas e arejadas, ar condicionado em todas as salas, internet wifi em todos os ambientes, biblioteca atualizada, cantina, estacionamento e elevadores de acesso. Toda essa estrutura facilita o aprendizado do acadêmico, contribuindo para uma educação de excelência.

 

Para obter mais informações sobre outros benefícios da UNIFCV, contatar o departamento comercial no comercial@unifcv.edu.br ou (44) 3033-4242.

Campo de Atuação

Os profissionais formados no Curso de Psicologia da UniFCV poderão optar por atuar em diversos campos e instituições, entre eles: Organizacional, Psicologia Clínica, Social Comunitária, Saúde Mental, Hospitalar, Pesquisa, Escolar, Esporte, Jurídica e Forense, Carreira Acadêmica, em ações preventivas e interventivas, em instituições públicas e privadas.

 

Corpo Docente

PROFESSOR(A)                                                    LINK LATTES
Carlos Henrique Lopez                                           http://lattes.cnpq.br/4794719596393327
Débora Barbosa de Deus                                       http://lattes.cnpq.br/3687280586410996 
Eduardo Chierrito de Arruda                                   http://lattes.cnpq.br/6756362167380345 
Émily Laiane Aguilar Albuquerque                          http://lattes.cnpq.br/6389262557032040
Guilherme Gazola Ferrari                                        http://lattes.cnpq.br/0715296164854718   
Lucy Mara Paiola                                                     http://lattes.cnpq.br/5631129748130325
Marcos Paulo Shiozaki                                            http://lattes.cnpq.br/5005871946571639
Mariana Lins e Silva Costa                                      http://lattes.cnpq.br/7460777240187095 
Michelle Apda. Ferreira dos Santos                         http://lattes.cnpq.br/2105072768959881
Paulo Vitor Palma Navasconi                                   http://lattes.cnpq.br/7060069395317781   
Renata Oliveira dos Santos                                      http://lattes.cnpq.br/7216942697334779 
Tamara Natacia Mulari Coneglian                             http://lattes.cnpq.br/6584489044389279    
Waldecíria Souza da Costa                                      http://lattes.cnpq.br/5105366847351675

Psicologia

Profª. Me. Michelle Aparecida dos Santos 

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (2010) e Mestrado em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (2018). Pós-graduada em Gestão de Pessoas e Psicologia Organizacional pela Faculdade Cidade Verde (2017) e em Gestão e Planejamento de Projetos Sociais pela Unicesumar (2013). Possui experiência como psicóloga clínica e universitária. Atualmente é professora na disciplina de Avaliação Psicológica, e coordenadora do curso de Psicológia no Centro Universitário Cidade Verde (UNIFCV).

Currículo Lattes

Inscreva-se 

Psicologia

● Portaria de Autorização: SESu/MEC - Nº: 202, de 02/06/2016, publicado no D.O.U. em 06/06/2016

● Diploma Conferido: Bacharelado

● Conceito – IGC: 4

● Mensalidade: R$ 1.436, 33 (Consulte nossos programas de benefícios. Deixe os seus dados acima e entraremos em contato). 

 Total de Vagas Anuais: 100– Anuais/ Diurno - 50 vagas/ Noturno - 50 vagas 

● Turnos de Funcionamento: Diurno e Noturno

● Modalidade: Ensino Presencial

● Forma de Acesso: Exame Vestibular, Transferência, Mudança de Curso e Portador de Diploma de Curso Superior.

● Título do egresso: Curso Superior de Bacharelado em Psicologia

● Regime de Matrícula: Seriado semestral Modular

● Integralização da carga horária:

Tempo Mínimo: 10 semestres

Tempo Máximo: 15 semestres

 

Psicologia

DISCIPLINAS

CARGA HORÁRIA

1° SEMESTRE

 

Processos Psicológicos Básicos

80

Psicologia do Desenvolvimento: gravidez e criança

80

Ciências Sociais (HIB)

80

Fundamentos Filosóficos da Psicologia (HIB)

80

Subjetividade e Trabalho

40

História da Psicologia

40

2° SEMESTRE

 

Anatomofisiologia do Sistema Nervoso

80

Genética humana (HIB)

80

Psicologia Experimental

80

Psicologia da Personalidade

80

Psicologia do Desenvolvimento - Adolescência (HIB)

80

3° SEMESTRE

 

Ciência: metodologia e escrita (HIB)

80

Análise Experimental do Comportamento

80

Relações Interpessoais e Dinâmicas de Grupo

80

Teorias e Sistemas em Psicologia (HIB)

80

Diversidade Social

40

Ética Profissional

40

4° SEMESTRE

 

Psicologia da Aprendizagem (HIB)

80

Psicologia Social

80

Fenomenologia, Existencialismo e Humanismo

80

Psicologia Organizacional e do Trabalho (HIB)

80

Psicologia do Desenvolvimento: adulto e idoso

40

Estágio I: Observação Científica e Entrevista

40

5° SEMESTRE

 

Teoria Psicanalítica

80

Avaliação Psicológica

80

Psicofarmacologia (HIB)

80

Psicopatologia: introdução (HIB)

80

Psicologia Sócio-histórica

40

Estágio II - Observação e Intervenção em Grupos

40

6° SEMESTRE

 

Psicopatologia (HIB)

80

Intervenções  na Abordagem Psicanalítica

80

Saúde Coletiva

80

Psicologia Educacional e Escolar (HIB)

80

Avaliação Psicológica: técnicas projetivas

40

Estágio III: Psicodiagnóstico e Avaliação Psicológica

40

7° SEMESTRE

 

Intervenções Psicológicas na Abordagem Cognitiva e Comportamental

80

Educação Especial e Inclusiva

80

Gestão de Pessoas

80

Libras – Linguagem Brasileira de Sinais (EaD)

80

Psicologia Institucional e Políticas Públicas

40

Estágio Supervisionado I das Ênfases

120

8º SEMESTRE

 

Psicologia Comunitária e Ambiental (HIB)

80

Intervenções Psicológicas nas Abordagens Fenomenológica, Existencial e Humanista

80

Teorias e Técnicas Psicoterápicas (HIB)

80

Desenvolvimento Pessoal e Orientação Profissional

40

Métodos quantitativos e qualitativos de pesquisa

40

Estágio Supervisionado I das Ênfases

120

9° SEMESTRE

 

Seminários em Psicologia Jurídica

40

Seminários em Psicologia Hospitalar

40

Estágio Supervisionado II das Ênfases

120

Estágio Supervisionado III – Psicologia e Processos Clínicos

120

10º SEMESTRE

 

Seminários I – tema optativo

40

Seminários II – tema optativo

40

Estágio Supervisionado II das Ênfases

120

Estágio Supervisionado III – Psicologia e Processos Clínicos

120

 

 

Total de horas das disciplinas

3120

Total de horas de estágio

840

Total horas de atividade complementar

120

Total de horas para integralização do curso

4080

* Especificidades das ênfases nos estágios supervisionados a partir do 7.semestre:

A-   Psicologia e Processos de Gestão;

B-   Psicologia e Processos Educativos;

C-   Psicologia e Processos de Promoção e Prevenção da Saúde;

D-   Psicologia e Processos Clínicos (ênfase obrigatória). 

Psicologia