Design Gráfico
a
TWITTER
b
FACEBOOK
x
INSTAGRAM
r
YOUTUBE
Graduação / Design Gráfico

Apresentação do Curso

Design Gráfico

Proposta do Curso:

O Curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico pretende formar Tecnólogos em Design Gráfico com uma sólida base teórica/prática multidisciplinar, conjugada a uma capacidade técnica e prática de qualidade, com o desenvolvimento de habilidades e competências na área do design gráfico, em um ambiente pedagógico caracterizado pela adoção de alternativas metodológicas dinâmicas e ativas, onde o estudante é o protagonista do seu próprio aprendizado. Essa junção propiciará ao mercado, profissionais habilitados para a prática de desenvolvimento e gerência de projetos gráficos, considerando a realização de pesquisa, análise, criação, execução, produção e avaliação e o processo de decisão em todas essas etapas.

Tem por objetivos; o conhecimento das áreas de atuação nas organizações, capacitando-os para executar e desenvolver as atribuições do designer gráfico; desenvolver o conhecimento e estudos voltados à operação de aplicativos específicos das áreas da propaganda, jornalismo, escritórios de design e escritórios de desenvolvimento web, não deixando lacunas na compreensão básica dos mesmos; estimular o talento artístico individual e da criatividade, através das habilidades e competências adquiridas durante a formação, proporcionando melhor aproveitamento das disciplinas; despertar o estudante para o exercício do raciocínio reflexivo, crítico, analítico e lógico que possa ser utilizado na formulação de soluções de problemas práticos e reais no mundo do trabalho; oferecer uma formação de profissionais competentes, éticos e com espírito empreendedor, capazes de perceber mudanças e inovar, atuando como agentes de sua própria história e da comunidade onde se inserem.

Mercado de Trabalho:

O Tecnólogo em Design Gráfico se tornará um profissional apto ao trabalho, de forma crítica e reflexiva. Deverá ser ético e pró-ativo, capaz de criar, empreender, planejar e gerenciar ações orientada, sendo um profissional com uma formação humanística, capaz de entender as questões sociais, artísticas, políticas e éticas, relacionadas à formação do Design Gráfico, bem como as teorias, escolas e tendências atuais da profissão.

Este profissional deverá ter uma compreensão das competências e habilidades de um Designer Gráfico para o exercício da sua profissão e desenvolver as seguintes competências: Ser um profissional que possui pleno domínio metodológico e saiba atuar nas áreas de criação e desenvolvimento de projetos de forma inovadora, buscando atender as demandas existentes. Ser capaz de trabalhar de modo individual ou em equipe, através de bom relacionamento com clientes e profissionais de diversas áreas, interagindo de forma interdisciplinar. Ter competências múltiplas e saber transitar entre as várias áreas do Design Gráfico, permanecendo sempre atento a novas tecnologias e exigências de conhecimento, qualidade e produtividade. Ter dinamismo para adaptar-se a diferentes situações impostas pela profissão, sempre em consonância com as atuais necessidades de mercado. Possuir ética profissional e consciência dos direitos e deveres dentro da profissão, respeitando a propriedade intelectual do Design Gráfico.

Entender a importância dos projetos de Design como ferramentas transformadoras de interação com a sociedade e o meio ambiente. Saber traduzir e usar aspectos da cultura local e global no desenvolvimento do Design Gráfico, utilizando-se de diferentes formas de arte, gerando novas possibilidades estéticas, formais e conceituais nos projetos. Deter o domínio de linguagem clara e precisa, escrita e oral, com fluência verbal, riqueza de vocabulário e uso correto da terminologia técnica; elaborar raciocínios lógicos, ser persuasivo, e tomar decisões.

 

Por que cursar Design Gráfico na UNIFCV ?

1 – VANTAGENS EM ESTUDAR DESIGN GRÁFICO NA UNIFCV


Aulas

Presenciais e semipresenciais.

 

Localização

Região Central, fácil acesso aos meios de transporte urbano, excelentes possibilidades de estacionamento e alimentação.

 

Ótimos laboratórios de informática, livros novos (atualizados) e professores envolvidos com o mercado de trabalho e a realidade profissional.

A UNIFCV disponibiliza Drone, Laboratório Macintosh (Mac), Internet sem fio (wi-fi) gratuita a disposição dos alunos, parcerias acadêmicas onde nossos alunos tem todos os softwares (programas) da Microsoft gratuito.

 

Corpo docente

80% dos Professores são titulados - Mestres e Doutores, todos com muita experiência profissional na área tecnológica.

 

Flexibilização curricular

Permite o acompanhando a tendência de formação que, além dos conhecimentos adquiridos dentro da sala de aula, evidencia também o aprimoramento dos conhecimentos em outras instâncias, como o conhecimento adquirido fora da sala de aula.

 

Estímulo à Autonomia Intelectual

A autonomia significa ser autor da própria fala e do próprio agir, sendo coerente na integração do conhecimento com a ação, formando um cidadão crítico e responsável.

 

Oportunidades diferenciadas de integralização curricular
 
Alunos regularmente matriculados poderão obter dispensa de cursar uma ou mais disciplinas/unidades de estudo dentre as que compõem o currículo do curso.

 

Estágio Profissional

A UNIFCV implementou o Sistema de Orientação Educacional e Profissional – SOEP. Um setor de estágio que tem por finalidade captar vagas, orientar, supervisionar e avaliar essas atividades, orientado o aluno para o mercado de trabalho.

 

Estágio Acadêmico

Desenvolvido em Laboratório na UNIFCV reproduzindo a realidade das empresas.

 

EVENTOS

Palestras e Jornada de TI, Ciclo de Estudos: participação de empresários, palestrantes, profissionais atuantes no mercado de trabalho, lideranças empresariais e empreendedores além de proporcionar a participação em cursos direcionados à área;

 

Projetos Integradores: tem significância idêntica aos resultados das demais disciplinas, inclusive para a obtenção da certificação de qualificação profissional, o que promove o desenvolvimento das competências e integração dos conhecimentos;

 

Visitas Técnicas: realização de visitas técnicas a empresas que possuem tecnologias inovadoras e modernas na gestão dos negócios. A última viagem foi para a Microsoft;

 

Aulas Dinâmicas: ministradas por professores preparados que chamam a atenção dos alunos pelo diferencial da teoria e da prática;

 

Caráter Sistêmico: permite aos estudantes a continuidade da formação acadêmica com possibilidade de cursar uma segunda graduação, pós-graduação ou mestrado na FCV;

 

Atividades de responsabilidade social: organizada pela Instituição com envolvimento dos alunos valorizando os princípios éticos, morais e da cidadania, como por exemplo, coleta de lixo eletrônico;

 

Projetos de Extensão e Iniciação científica: durante o ano letivo é ofertado vários projetos de capacitação profissional e é opção do aluno participar na Iniciação Científica da FCV.

 

2 – BENEFÍCIOS EM ESTUDAR DESIGN GRÁFICO NA UNIFCV

 

I.     Excelente empregabilidade;
II.    Ótimo quadro de professores, laboratórios e livros;
III.   Localização privilegiada;
IV.  Facilidade de transporte e alimentação;
V.   Ótima infraestrutura (salas climatizadas, internet sem fio);
VI.  Opção de utilizar: FIES; PROUNI; PROMUBE e Auto Financiamento;
VII. Descontos para grupo familiares.

 

Para obter mais informações sobre outros benefícios da UNIFCV, contactar o departamento comercial no comercial@fcv.edu.br ou 3033-4242. 

 

 

Objetivo

O curso pretende formar Tecnólogos em Design Gráfico com uma sólida base teórica/prática multidisciplinar, conjugada a uma capacidade técnica e prática de qualidade, com o desenvolvimento de habilidades e competências na área do design gráfico, em um ambiente pedagógico caracterizado pela adoção de alternativas metodológicas dinâmicas e ativas, onde o estudante é o protagonista do seu próprio aprendizado.

Essa junção propiciará ao mercado, profissionais habilitados para a prática de desenvolvimento e gerência de projetos gráficos, considerando a realização de pesquisa, análise, criação, execução, produção e avaliação e o processo de decisão em todas essas etapas

Campo de Atuação

Profissionais para atuação em empresas de marketing, publicidade e propaganda, com foco na inovação, criatividade, planejamento, organização, gerenciamento, controle e avaliação dos processos de produção gráfica, além de produzir resultados que envolvam sistemas de informações visuais, artísticas, estéticas, culturais e tecnológicas. Voltados à operação de aplicativos específicos das áreas da propaganda, jornalismo, escritórios de design e escritórios de desenvolvimento web.

Ocupações CBO associadas

Segundo o  Ministério do Trabalho e Emprego, a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) é um documento que retrata a realidade das profissões do mercado de trabalho brasileiro. 

Acompanhando o dinamismo das ocupações, a CBO tem por filosofia sua atualização constante de forma a expor, com a maior fidelidade possível, as diversas atividades profissionais existentes em todo o país, sem diferenciação entre as profissões regulamentadas e as de livre exercício profissional. 

 

O profissional formado em Design Gráfico, terá as seguintes especificações: 

2623-30 - Diretor de arte.

2624-10 - Desenhista industrial gráfico (designer gráfico).

2624-10 - Tecnólogo em design gráfico

Design Gráfico

Prof. Me. André Dias Martins

Professional & Life COACHING, Leader COACH e Mentor COACH, pelo Instituto Global de CoaChing IGC de Maringá (2019). Bacharel em Sistemas de Informação pela UNIPAR, Universidade Paranaense, Campus Paranavaí (2004-2007), Licenciado em Sistemas de Informação pelo Plano Nacional de Formação de Professores PARFOR, UEM, Universidade Estadual de Maringá (2013-2014). Licenciado em Pedagogia pelo Instituto Superior de Educação Alvorada Plus (UniPiaget) de Maringá (2012-2015). Licenciado em Matemática pelo Centro Universitário de Jales, UNIJALES (2016-2018) Especialista em Desenvolvimento de Sistemas para Web, pela UEM, Universidade Estadual de Maringá (2008-2010). Especialista em Pesquisa Educacional, pela UEM, Universidade Estadual de Maringá (2012-2013). Especialista em Docência no Ensino Técnico e Profissional pelo Instituto Cotemar de Educação (2015-2016). Especialista em Docência com Ênfase em Distúrbios de Aprendizagem pelo Instituto Cotemar de Educação (2016-2017). Mestre em Ensino e Tecnologia pelo Programa de Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias da UNOPAR - Universidade do Norte do Paraná, Campus Londrina (2014-2015). Doutorando pelo Programa de Pós Graduação em Educação para o Ensino da Ciência e Matemática, PCM UEM, Universidade Estadual de Maringá (2017-2020). Coordenador dos Cursos Superiores de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Design Gráfico e Professor na Graduação e Pós Graduação do Centro Universitário Cidade Verde UNIFCV, atuando nos Cursos de: Administração de Empresas, Ciências Contábeis, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Marketing e Design Gráfico. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Desenvolvimento de Sistemas para Web e Formação de Professores, tendo especial interesse nas seguintes áreas: Engenharia de Software I, II e III, Planejamento e Métricas de Software, Gerenciamento de Projetos de Software, Gestão de Projetos, Tecnologia da Informação e Comunicação, Informática na Educação, Novas Tecnologias da Informação e Comunicação, Ética e Sociedade, Gestão de Marcas e Produtos e Comunicação Empresarial. 

 

Design Gráfico

● Portaria de Autorização: SESu/MEC - Nº: 202, de 02/06/2016, publicado no D.O.U em 06/06/2016.

● Diploma Conferido: Tecnólogo 

● Conceito – IGC: 4

● Mensalidade: R$ 1.012,47 (Consulte nossos programas de benefícios. Deixe os seus dados acima e entraremos em contato). 

 Total de Vagas Anuais: 100 – Anuais

● Turnos de Funcionamento: Noturno

● Modalidade: Ensino Presencial

● Número de alunos por turma: 100

● Forma de Acesso: Vestibular, ENEM, Prouni, FIES, Promube, Transferência, Mudança de Curso e Portador de Diploma de Curso Superior

● Título do egresso: Curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico 

● Regime de Matrícula: Seriado semestral Modular

● Integralização da carga horária:

Tempo Mínimo: 4 semestres

Tempo Máximo: 6 semestres

Design Gráfico

MATRIZ CURRICULAR

Desenho Técnico Aplicado ao Design Gráfico - 80h
História da Arte e do Design - 80h
Empreendedorismo - 80h
Ciências Sociais - 80h
Introdução ao Marketing - 80h
Meios de Expressão, desenho de observação e superfície - 80h
Teoria, Composição da Cor e Ilustração - 80h
Computação Gráfica I - Imagem digital - 80h
Desenvolvimento de Projetos e Produtos - 80h
Materiais Expressivos de Design Gráfico - 80h
Semiótica e Linguagem Visual - 80h
Linguagem e Design Audiovisual - 80h
Computação Gráfica II - Design editorial - 80h
Tópicos Especiais I - 80h
Fotografia e tratamento de imagens - 80h
Produção Gráfica – serigrafia e tipografia - 80h
Design visual e multimídia para Internet - 80h
Marketing Digital - 80h
Gestão de Marcas e Produtos - 80h
Tópicos Especiais II - 80h

 

- Carga horária em disciplinas: 1600h

- Atividades Acadêmicas Complementares: 100h

- Optativa Libras: 80h

- Carga horária total: 1780h