Análise de Sistemas
Proposta do Curso:
O curso Superior em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema da UNIFCV visa formar profissionais com capacidade de atuar em atividades próprias no campo profissional da Informática, como profissão liberal ou não, promovendo o desenvolvimento das organizações e da sociedade, compreendendo também o macro ambiente e as relações nele existentes.
O profissional de Sistemas de Informação pode atuar também em empresas de assessoria e consultoria tecnológica e de desenvolvimento de sistemas, assim como em diversos setores da economia: indústria, comércio, prestação de serviços, instituições financeiras, órgãos públicos , ou como empreendedores em informática.
Mercado de Trabalho:
O mercado de trabalho para o Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas abrange um conjunto de competências gerais, que norteiam todo o desenvolvimento educacional do aluno e das quais se destacam: Empregar linguagens de programação e metodologias de construção de projetos; modelar, especificar, implementar, implantar e validar sistemas de informações; apropriar-se e utilizar novas ferramentas e metodologias computacionais; comunicar-se eficientemente nas formas escrita e gráfica; planejar e gerenciar os sistemas de informações de forma a alinhá-los aos objetivos estratégicos de negócio das organizações; aplicar a ética e responsabilidade profissional; auxiliar os profissionais das outras áreas a compreenderem como os sistemas de informações podem contribuir para as áreas de negócio; avaliar o impacto das atividades da tecnologia no contexto social e ambiental; coordenar e atuar em equipes multidisciplinares; e empreender negócios, projetos e assessoria em sistemas digitais.
Este profissional ainda desenvolverá formação científico-tecnológica, aprimorando habilidade profissional que o capacite a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando sua atuação crítica e criativa na identificação e solução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade. Seu campo de atuação está diretamente ligado as empresas do setor produtivo, comércio e serviços; empresas de Tecnologia da Informação, institutos e Centros de Pesquisa e instituições de Ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.
Por que cursar Análise de Sistemas na UNIFCV?
1 – VANTAGENS EM ESTUDAR ANÁLISE DE SISTEMAS NA UNIFCV
Empregabilidade
Segundo pesquisa interna realizada junto aos alunos da UNIFCV em 2015, 100% dos alunos egressos do curso estão empregados, 98% dos alunos que estão matriculados estão com vínculo empregatício.
Alunos matriculados recebem aproximadamente 30 propostas de emprego semanalmente, são alunos extremamente disputados pelo mercado. O curso de análise e desenvolvimento de sistemas tem uma parceria com 80 empresas de Informática de Maringá e região.
Conceitos de qualidade do curso
A excelência da formação é demonstrada através dos Índices de Qualidade do curso de Análise de Sistemas:
Conceito Preliminar de Curso (CPC) – INEP/MEC: nota 4, numa escala de 1 a 5.
Aulas
Presenciais e semipresenciais.
Localização
Região Central, fácil acesso aos meios de transporte urbano, excelentes possibilidades de estacionamento e alimentação.
Ótimos laboratórios de informática, livros novos (atualizados) e professores envolvidos com o mercado de trabalho e a realidade profissional.
A UNIFCV disponibiliza Drone, Laboratório Macintosh (Mac), Internet sem fio (wi-fi) gratuita a disposição dos alunos, parcerias acadêmicas onde nossos alunos tem todos os softwares (programas) da Microsoft gratuito.
Corpo docente
80% dos Professores são titulados - Mestres e Doutores, todos com muita experiência profissional na área tecnológica.
Flexibilização curricular
Permite o acompanhando a tendência de formação que, além dos conhecimentos adquiridos dentro da sala de aula, evidencia também o aprimoramento dos conhecimentos em outras instâncias, como o conhecimento adquirido fora da sala de aula.
Estímulo à Autonomia Intelectual
A autonomia significa ser autor da própria fala e do próprio agir, sendo coerente na integração do conhecimento com a ação, formando um cidadão crítico e responsável.
Oportunidades diferenciadas de integralização curricular
Alunos regularmente matriculados poderão obter dispensa de cursar uma ou mais disciplinas/unidades de estudo dentre as que compõem o currículo do curso.
Estágio Profissional
A UNIFCV implementou o Sistema de Orientação Educacional e Profissional – SOEP. Um setor de estágio que tem por finalidade captar vagas, orientar, supervisionar e avaliar essas atividades, orientado o aluno para o mercado de trabalho.
Estágio Acadêmico
Desenvolvido em Laboratório na UNIFCV reproduzindo a realidade das empresas.
EVENTOS
Palestras e Jornada de TI, Ciclo de Estudos: participação de empresários, palestrantes, profissionais atuantes no mercado de trabalho, lideranças empresariais e empreendedores além de proporcionar a participação em cursos direcionados à área;
Projetos Integradores: tem significância idêntica aos resultados das demais disciplinas, inclusive para a obtenção da certificação de qualificação profissional, o que promove o desenvolvimento das competências e integração dos conhecimentos;
Visitas Técnicas: realização de visitas técnicas a empresas que possuem tecnologias inovadoras e modernas na gestão dos negócios. A última viagem foi para a Microsoft;
Aulas Dinâmicas: ministradas por professores preparados que chamam a atenção dos alunos pelo diferencial da teoria e da prática;
Caráter Sistêmico: permite aos estudantes a continuidade da formação acadêmica com possibilidade de cursar uma segunda graduação, pós-graduação ou mestrado na UNIFCV;
Atividades de responsabilidade social: organizada pela Instituição com envolvimento dos alunos valorizando os princípios éticos, morais e da cidadania, como por exemplo, coleta de lixo eletrônico;
Projetos de Extensão e Iniciação científica: durante o ano letivo é ofertado vários projetos de capacitação profissional e é opção do aluno participar na Iniciação Científica da UNIFCV.
2 – BENEFÍCIOS EM ESTUDAR ANÁLISE DE SISTEMAS NA UNIFCV
I. Excelente empregabilidade;
II. Ótimo quadro de professores, laboratórios e livros;
III. Localização privilegiada;
IV. Facilidade de transporte e alimentação;
V. Ótima infraestrutura (salas climatizadas, internet sem fio);
VI. Opção de utilizar: FIES; PROUNI; PROMUBE e Auto Financiamento;
VII. Descontos para grupo familiares.
Para obter mais informações sobre outros benefícios da UNIFCV, contactar o departamento comercial no comercial@unifcv.edu.br ou (44) 3033-4242.
Objetivos
Formar profissionais com forte orientação para programação de computadores, capazes de compreender globalmente o processo produtivo e aplicar as modernas técnicas e ferramentas computacionais no desenvolvimento de sistemas de informação.
Missão
Formar cidadãos capazes de atuar criativamente, de forma eficaz e inovadora nas organizações, desenvolvendo atividades de apoio ao uso de ferramentas de computação e implementando programação de alta qualidade para o funcionamento pleno dos sistemas e aplicativos de informação.
Perfil de Formação Profissional
O Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas analisa, projeta, documenta, especifica, testa, implanta e mantém sistemas computacionais de informação. Esse profissional trabalha também com ferramentas computacionais, equipamentos de informática e metodologia de projetos na produção de sistemas. Raciocínio lógico, emprego de linguagens de programação e de metodologias de construção de projetos, preocupação com a qualidade, usabilidade, robustez, integridade e segurança de programas computacionais são fundamentais à atuação desse profissional.
O Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas estará apto a executar as seguintes atividades:
1. Desenvolvimento e implantação de sistemas informatizados, dimensionando requisitos e funcionalidade do sistema, especificando sua arquitetura, escolhendo ferramentas de desenvolvimento, especificando programas e codificando aplicativos;
2. Administração de ambientes informatizados, prestação de suporte técnico e treinamento ao cliente e elaboração de documentação técnica;
3. Estabelecimento de padrões, coordenação de projetos oferecendo soluções para ambientes informatizados e pesquisa de novas tecnologias em informática.
Depoimento do Aluno
"Trabalho na área de suporte, consultoria e implantação de sistemas há 5 anos e mesmo com toda a experiência, sentia que me faltava um embasamento técnico, saber o porquê das coisas. O curso da UNIFCV tem me proporcionado esse saber, pois tem uma equipe de docentes qualificada e sempre pronta a ajudar e sanar dúvidas. Um dos pontos fortes é o livre acesso aos professores e a coordenação, facilitando a comunicação e possibilitando o networking. Sinto que ao escolher a UNIFCV agreguei valor a minha vivência profissional e pessoal".
Marcelo Luiz Leite
Ocupações CBO associadas
Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) é um documento que retrata a realidade das profissões do mercado de trabalho brasileiro.
Acompanhando o dinamismo das ocupações, a CBO tem por filosofia sua atualização constante de forma a expor, com a maior fidelidade possível, as diversas atividades profissionais existentes em todo o país, sem diferenciação entre as profissões regulamentadas e as de livre exercício profissional.
O profissional formado pelo curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, terá as seguintes especificações:
2124-05 -Tecnólogo em análise e desenvolvimento de sistemas.
2124-05 -Tecnólogo em processamento de dados.