Princípios
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Princípios

Para a UNIFCV, a avaliação institucional é concebida como um processo sistemático de busca de subsídios para a melhoria e o aperfeiçoamento da qualidade institucional, incidindo sobre processos, fluxos, resultados e estruturas.

 

Visa garantir que o processo de planejamento seja cada vez mais eficiente, por meio da identificação de potencialidades e de oportunidades de melhoria, da sugestão de diretrizes e critérios para políticas e metas.

 

É um processo indispensável para a tomada de decisão por parte das instâncias da Instituição.

 

Essa concepção emerge do Projeto Pedagógico Institucional (PPI), em que a UNIFCV se define como um Centro Universitário, produtora de um saber de qualidade, comprometida com a ampliação do horizonte de liberdade da humanidade e com a promoção do desenvolvimento das regiões em que atua.

 

À instituição atribui-se compromissos básicos com: a qualidade, a democracia, a comunidade, a realidade regional e a manutenção de suas características. O propósito da avaliação institucional na UNIFCV é promover as condições para que a Instituição consiga identificar as suas práticas, refletir sobre os seus limites e suas possibilidades, explicitar as suas políticas, os seus objetivos e o seu projeto para o futuro.

 

Nesse sentido, o Programa de Avaliação Institucional fundamenta-se nos seguintes princípios:

I. Avaliação como processo político e técnico;

II. Avaliação como processo complexo, sistemático, reflexivo e compreensivo;

III. Avaliação como processo educativo;

IV. Avaliação qualitativa e quantitativa;

V. Avaliação como instrumento de apoio ao planejamento e à tomada de decisão;

VI. Avaliação como subsídio para o fortalecimento da UNIFCV; Considerados a concepção e os princípios que orientam o Programa de Avaliação Institucional da UNIFCV, é de entendimento que o melhor sentido do processo avaliativo é que seja utilizado para aprimorar o conhecimento das tividades/processos/projetos existente. Dessa maneira, busca contribuir para o planejamento futuro da UNIFCV, tendo como pano de fundo o Projeto Pedagógico Institucional.

Objetivos

Objetivo geral: Subsidiar o planejamento e a tomada de decisão da gestão, por meio da verificação das potencialidades e das oportunidades de melhoria, visando à excelência da qualidade formal e política no cumprimento do Projeto Pedagógico Institucional - PPI e do Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI da UNIFCV.

 

Objetivos específicos:

a) aferir a realização do Projeto Pedagógico Institucional e do Plano de Desenvolvimento, Institucional, com vistas à manutenção das características de UNIFCV;

 

b) articular os processos de avaliação e planejamento institucional, num sentindo de retroalimentação;

 

c) prestar contas à comunidade acadêmica e à sociedade das condições em que se desenvolvem as atividades da Instituição nas seguintes dimensões: missão e Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI; política de ensino, de pesquisa, de pós-graduação e de extensão; responsabilidade social; comunicação com a sociedade; políticas de pessoal; organização e gestão; infra-estrutura física, biblioteca, recursos de informação e comunicação; planejamento e avaliação; políticas de atendimento a estudantes e egressos; sustentabilidade financeira; inserção e participação regional;

 

d) construir uma base de informações fidedignas e comparáveis que proporcione, aos gestores da UNIFCV, suporte para a tomada de decisões diárias;

 

e) consolidar um processo participativo, contínuo e sistemático de avaliação, estimulando a auto-avaliação e a avaliação externa como práticas institucionalizadas;

 

f) contribuir para o cumprimento das diretrizes propostas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, que prevêem a avaliação como instrumento de melhoria da qualidade e da relevância das atividades de cada uma e do conjunto das instituições educacionais brasileiras.

Justificativa

A UNIFCV acredita na avaliação institucional como processo institucionalizado, sistemático, capaz de gerar conhecimento em todas as dimensões da UNIFCV.

Portanto, a avaliação adquire papel determinante na continuidade e no aperfeiçoamento de suas práticas diárias que vão além do cumprimento das exigências legais da educação superior, fundamentando-se num projeto de UNIFCV democrática, cidadã e comprometida com o desenvolvimento das regiões onde atua.

Missão

Conduzir e monitorar o processo de avaliação institucional, construído coletivamente, subsidiando de modo pleno a gestão institucional em suas dimensões políticas, acadêmicas e administrativas, rumo à potencialização e desenvolvimento do seu desempenho.

Princípios

I. Participação dos diferentes segmentos da UNIFCV;

II. Transparência no desenvolvimento das atividades e na coleta, tratamento, análise dos dados e utilização dos resultados;

III. Globalidade, significando que os resultados da avaliação devem expressar uma visão de conjunto da Instituição;

IV. Gradualidade, expressando a estratégia de envolvimento dos diferentes sujeitos no processo de avaliação e o próprio desenvolvimento do projeto, com a incorporação das diferentes dimensões objeto da avaliação a partir da sua maior ou menor complexidade.

V. Políticas de ensino, de pesquisa, de pós-graduação e de extensão;

IV. Comunicação com a sociedade;

VI. Infra-estrutura física, biblioteca, recursos de informação e comunicação;

VIII. Políticas de atendimento a estudantes e egressos;

IX. Sustentabilidade financeira e;

X. Inserção e participação regional.