II Semana Jurídica - INSCRIÇÕES ABERTAS
a
TWITTER
b
FACEBOOK
x
INSTAGRAM
r
YOUTUBE

 

II Semana Jurídica - INSCRIÇÕES ABERTAS
II Semana Jurídica - INSCRIÇÕES ABERTAS

A II Semana Jurídica é um evento que permite aos alunos do curso de Direito acesso a palestras com temáticas que aprofundam os temas ministrados em sala de aula, trazendo fatos novos e atualizados, bem como proporciona contato entre graduandos e doutrinadores que publicam conteúdos utilizados em pesquisas e estudos dos acadêmicos.

Ao mesmo tempo em que incentiva a sua participação no processo de iniciação científica proporcionando ambiente para a produção e apresentação de resumos e artigos acadêmicos para todos os níveis da graduação e pós-graduação desde o ingresso do aluno na UNIFCV.

 

Objetivos

O presente projeto tem como objetivos específicos:

a) Desenvolver conhecimento científico com temas jurídicos; 

b) Capacitar os alunos com temáticas específicas que extrapolam o conteúdo da sala de aula; 

c) Promover integração acadêmica entre alunos,  professores e palestrantes; 

d) Proporcionar a realização de atividades complementares exigidas no Projeto Pedagógico do Curso;

e) Apresentar o Projeto Pedagógico do Curso para os alunos. 

Justificativa

Os direitos estão em constante formação e transformações, muitas vezes carecendo de uma ótica interdisciplinar, que estabeleça novos caracteres, significado e extensão, respeitando os direitos fundamentais, a proteção à dignidade, aos direitos personalíssimos, dentre outros. Por isto, precisam estar em constante estudo e discussão. Os profissionais do âmbito jurídico devem se preparar para a solução dos novos conflitos oriundos deste momento histórico, uma vez que as regras, princípios e estruturas jurídicas, que muito nos serviram no passado, são hoje absolutamente impotentes para dirimir o que está ocorrendo.

A Semana Jurídica do UNIFCV visa trazer estas informações aos acadêmicos para que tenham conhecimento da importância do reconhecimento de direitos e o papel que estes irão desempenhar no contexto social, bem como visualizar as possíveis soluções para os conflitos advindos dessa nova era, fruto da globalização. O diálogo, com temas novos e atuais, propiciam o aprendizado que extrapola a sala de aula e permite uma reflexão de temas com outros olhares científicos. 

 

Matutino

Dia 28/08 - Local: UNIFCV

  • Palestra: "A tutela e o controle das políticas publicas pelo Poder Judiciário" - Dr. Pedro Roderjan
  • Palestra: "A Oitiva da criança vítima de abuso em juízo" - Dra. Mayra dos Santos Zavattaro

Dia 29/08 - Local: UNIFCV

  • Palestra: "Reserva do possível, mínimo existencial e a tutela integral do interesse das crianças e dos adolescentes" - Dr. Rafael Altoé
  • Palestra: "Estado de Coisas Inconstitucionais" - Dr. Marcel Ferreira dos Santos 

Dia 30/08 - Local: UNIFCV

  • Apresentação dos trabalhos científicos 

Noturno

Dia 28/08 - Local: UNIFCV

  • Palestra: "A  constitucionalidade do banco de perfis genéticos de criminosos." - Denise Hammerschmidt
  • Palestra: "Poder Judiciário no Século XXI" - Dr. Frederico Mendes Júnior

Dia 29/08 - Local: UNIFCV

  • Palestra: "A lei 11.343/06 e a inconstitucionalidade do art. 28" - Dr. Fábio Bergamin Capela 
  • Palestra: "Das bruxas à Lava-jato, o poder do discurso punitivo" - Dr. Adel El Tasse

 
Dia 30/08 - Local: UNIFCV

  • Apresentação dos trabalhos científicos 

CONHEÇA MELHOR OS PALESTRANTES DA II SEMANA JURÍDICA UNIFCV

 

28/08/2019 (Quarta-feira)

Matutino -

Palestrante Dr. Pedro Roderjan: Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Paraná (2003). Advogado no período entre abril de 2004 e novembro 2011. Promotor de Justiça no Estado do Paraná no período entre novembro de 2011 e maio de 2012. Atualmente é Juiz de Direito - Tribunal de Justiça do Estado do Paraná. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Civil. Professor de Direito Processual Civil e Penal pela Escola da Magistratura do Estado do Paraná desde 2013. Mestre em Ciências Jurídicas no Centro Universitário Maringá (UNICESUMAR) em 2018.

Palestrante Dra. Mayra dos Santos Zavattaro: Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário Curitiba (2008). Especialização em Direito Público pela Escola da Magistratura Federal, em parceria com as Faculdades Integradas do Brasil - UniBrasil (2009). Trabalhou como Oficial de Gabinete de Desembargador vinculado à 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Paraná (2010-2012). Atualmente é Juíza de Direito - Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (2012 - presente), com atuação eminentemente na área do Direito Criminal e Direito da Família e Infância. É Mestre em Ciências Jurídicas pelo UniCesumar.

 

Noturno -

Palestrante  Denise Hammerschmidt: Juíza de Direito Substituta em 2º grau do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (1990 até hoje). Pós-doutora pela Universidade de Barcelona (2017), sob a orientação de Iñaki Rivera Beiras. Doutora em Direito e Ciência Política pela Universidade de Barcelona (2011 - 2015) (Diploma revalidado no Brasil pela UENP-2017). Mestre em Criminología y Sociología Jurídico-Penal pela Universidade de Barcelona (2011). Mestre em Direitos da Personalidade pelo Centro Universitário de Maringá (2006). Mestre em Direito Penal Supra-Individual pela Universidade Estadual de Maringá (2005). Especialista em Neurociências pela Universidade de Salamanca (2013). Especialista em Proteção Jurídica do Meio Ambiente, Flora e Fauna pela Universidade de Castilla de La Mancha (2005). Especialista pela Catédra da Unesco em Bioética e Biodireito (2004). Especialista em Direito Civil pela Universidade de Salamanca (Familia-2003). Graduada em em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba (1988). Parecerista da Revista de Direito Sanitário da USP, Parecerista da Revista Brasileira de Ciências Criminais (RBCCRim) e Parecerista da Revista Brasileira de Processo Penal. Membro do Conselho Editorial da Revista Nova Criminis da Universidad Central do Chile. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal, Criminologia, Execução Penal, Biodireito, Neuroética e Banco de Perfis de Dados Genéticos.

Palestrante Dr. Frederico Mendes Júnior: Graduado em Ciências Sociais e Jurídicas pela Universidade Estadual de Maringá (1995). Cursou a 6a Turma da Escola da Magistratura em Maringá. Foi procurador jurídico do Município de Maringá nos anos de 1997 e 1998. Professor colaborador aprovado em teste seletivo na Universidade Estadual de Maringá, em 1998. Advogado militante em Maringá nos anos de 1996 a 1998, OAB/PR 23106. Professor da FEMPAR em 2000, núcleo de Umuarama, e da Escola da Magistratura em 2004 e 2005, núcleos de Umuarama e Foz do Iguaçu, respectivamente. Atualmente ocupa o cargo de Juiz de Direito da 4a Vara Criminal de Foz do Iguaçu e é mestrando em Direito Processual e Cidadania na Universidade Paranaense - UNIPAR.

 

29/08/2019 (Quinta-Feira)

Matutino -

Palestrante Rafael Altoé: Juiz de Direito na Comarca da Região Metropolitana de Maringá-PR. Professor da Escola da Magistratura do Paraná e de outros cursos de pós-graduação em Direito. Mestre em Ciências Jurídicas. Especialista em Direito. Graduado em Direito pela Universidade Estadual de Maringá-PR (UEM). Vice-Diretor da Escola da Magistratura do Paraná, núcleo de Maringá-PR.  

Palestrante Dr. Marcell Ferreira dos Santos: Graduado em Direito pela Universidade Paulista. Pós-graduado em Direito Civil e Processo Civil pela Escola Paulista de Direito -EPD. Pós-graduado em Direito Público pela Faculdade de Direito Professor Damásio de Jesus. Mestre em Ciências Jurídicas pelo Centro Universitário Maringá (UNICESUMAR). Atualmente é Juiz de Direito - TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO PARANÁ. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público. Diretor da Escola da Magistratura (núcleo de Maringá). Membro eleito pela magistratura para compor o Comitê Gestor de Priorização do 1º Grau de Jurisdição. Membro efetivo do Conselho Fiscal e da Diretoria da Associação dos Magistrados do Estado do Paraná. Membro da Secretaria de Interiorização da Associação dos Magistrados Brasileiros. Professor da Escola da Magistratura. Professor dos cursos de Pós-graduação de Direito Civil/Processo Civil e Pós-graduação em Ciências Criminais da Pontifícia Católica de Maringá - PUC.

Noturno -

Palestrante Dr. Fábio Bergamin Capela: Doutorando em Ciências Jurídico-Criminais pela Universidade de Coimbra. Mestre em Direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná (2013). Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Mato Grosso (2004). Professor da Escola da Magistratura do Paraná do curso de Pós-Graduação lato sensu das disciplinas de Direito Penal e Prática de Processo Penal. Diretor da Escola da Magistratura do Paraná - núcleo Maringá. Autor do livro: "Correlação entre Acusação e Sentença": Juruá, 2008. Juiz de Direito - PR. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal e Criminologia, atuando principalmente nos seguintes temas: direito processual penal, direito penal, violência contra criança e adolescente, direito constitucional e violência de gênero.

Palestrante Dr. Adel El Tasse: Advogado em Curitiba. Titulariza o cargo de Procurador Federal. Desempenha a atividade do Magistério na cadeira de Direito Penal em cursos de graduação e pós-graduação em diferentes instituições de ensino superior. Professor na Escola da Magistratura do Estado do Paraná. Professor do Curso LFG (São Paulo/SP) e do Curso CERS (Recife/PE). Mestre e Doutorando em Direito Penal. Coordenador no Paraná da Associação Brasileira dos Professores de Ciências Penais. Autor de vários livros e artigos publicados em diversos livros, revistas e periódicos.

 

Envie seus artigos até o dia 15 de agosto de 2019, pelo e-mail: semanajuridica2019@unifcv.edu.br

Clique aqui e baixe o edital

 

INSCRIÇÕES PARA O EVENTO:

O pagamento sera efetuado exclusivamente pelo PagSeguro. Haverá acréscimos de encargos financeiros cobrados pelo PagSeguro na opção de parcelamento ou boleto. 

 

Alunos do PERÍODO MATUTINO - CLIQUE AQUI para inscrever-se no evento.

Alunos do PERÍODO NOTURNO - CLIQUE AQUI para inscrever-se no evento.

 

Compartilhe com seus amigos: